ANCINE renova apoio à participação brasileira em eventos internacionais de mercado

A ANCINE (Agência Nacional do Cinema) instituiu, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, dia 12, a Ação de Apoio à Participação Brasileira em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais. Em linhas gerais, as regras de participação na ação são as mesmas do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais. O programa foi renomeado e incorporado à Linha de Apoio à Internacionalização do Audiovisual do FSA.

No programa estão contemplados a maioria dos eventos que constam do calendário do Brazilian Content. O Mifa (International Animation Film Market), por exemplo, que irá homenagear a animação brasileira, vai receber o triplo de apoio este ano em comparação com sua edição anterior.

Aprovada pelo Comitê Gestor do FSA em dezembro, esta ação tem como finalidade promover a presença de profissionais brasileiros do audiovisual, em representação de empresas produtoras brasileiras, nos principais eventos internacionais do mercado audiovisual, criando mais oportunidades para encontros, trocas e negociações com as empresas de outros países presentes nesses eventos.

Será destinado o montante de R$ 800 mil em recursos do FSA para auxílio financeiro a representantes de produtoras independentes brasileiras para viabilizar a presença em eventos de mercado e encontros de negócios.

A Ação contempla um total de 29 eventos ao longo do ano. De acordo com o regulamento, podem requerer apoio os representantes de empresas produtoras brasileiras independentes registradas na ANCINE que tenham ao menos um CPB de obra emitido no prazo de 18 meses anterior ao evento pretendido, ou ao menos um SALIC de projeto em processo de realização no momento do pedido, ou um projeto selecionado pelo FSA nos últimos 24 meses, ou ainda, para o caso dos eventos de jogos eletrônicos, um relatório comercial de jogo eletrônico emitido por loja ou plataforma há menos de 36 meses. Cada empresa poderá ser contemplada com, no máximo, três apoios por ano, e não poderá pedir apoio para o mesmo evento por três anos consecutivos.

As solicitações devem ser realizadas no prazo máximo de 45 dias antes do início de cada evento, com exceção expressa apenas para o European Film Market/Festival de Berlim e para o Kidscreen, para os quais a antecedência é de 15 dias.

A lista de eventos contemplados pelo programa traz o número máximo de apoios a serem concedidos para cada um deles e nos casos em que o número de pedidos de apoio cumpridores dos requisitos obrigatórios exceda este número, será realizado processo de seleção, a partir de um sistema objetivo de pontuação.

Em 2017, o Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios concedeu 150 apoios financeiros, viabilizando a participação em mercados e rodadas de negócio ao redor do mundo.

Categorias: Institucional