Aprovadas cotas para mulheres, negros e indígenas em edital para produção cinematográfica

O Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (CGFSA) aprovou, na última segunda-feira (26),  mudanças no edital de Concurso Produção para Cinema 2018, lançado no dia 19 de março, que destina R$ 100 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) a projetos de longas-metragens independentes de ficção, documentário ou animação.

Embasados pelo estudo anual apresentado pela Comissão de Gênero e Diversidade da ANCINE – que detectou que 75,4% dos filmes lançados em 2016 foram dirigidos por homens brancos -, os membros do Comitê estabeleceram a adoção de cotas de gênero e raça na seleção dos projetos inscritos no edital. A ideia é que o instrumento ajude a diversificar a produção audiovisual nacional criando produtos que reflitam a imagem e a realidade da maioria da população brasileira. Ao menos 35% dos valores investidos nos projetos selecionados deverão ser dirigidos por mulheres ou mulheres transexuais/travestis, e pelo menos 10% desses valores serão reservados a diretores(as) negros(as) (pretos e pardos) e indígenas.

Decidiu-se também pela alteração nos pesos dos quesitos de avaliação dos projetos na modalidade B, que contempla longa-metragens de ficção, documentário e animação com ênfase em projetos de perfil autoral e propósitos artísticos evidentes, o que vai facilitar o acesso aos recursos do fundo por parte de produtores iniciantes.

Todas as alterações passam a valer já para o edital que está em curso, a partir de retificação publicada na página do BRDE (http://www.brde.com.br/fsa/) amanhã (29). O quadro abaixo apresenta os novos pesos dos quesitos de avaliação:

QUESITOS

PESO

Modalidades

A

B

1 – Projeto

25%

65%

Avaliação do projeto apresentado, incluindo sinopse, visão do diretor e roteiro

25%

65%

2 – Qualificação técnica do diretor

30%

20%

2.1 Quantidade de obras dirigidas (CPB)

10%

10%

2.2 Desempenho comercial das obras dirigidas

10%

2.3 Desempenho em festivais

10%

10%

3 – Capacidade gerencial e desempenho da produtora

30%

15%

3.1 Capacidade gerencial – Classificação de nível na ANCINE

10%

10%

3.2 Desempenho comercial das obras produzidas pela produtora em salas de cinema.

10%

3.3 Desempenho em festivais

10%

5%

4 – Planejamento e adequação do plano de negócios

15%

Captação, licenciamentos, parcerias efetivadas (coprodução, distribuição) e estratégia comercial)

15%

Fonte: ANCINE

Categorias: Mercado Notícias Política Audiovisual.

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