BRAVI integra grupo para construção de propostas para o setor da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

A nova secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Nilcemar Nogueira, recebeu representantes do setor audiovisual da cidade na última quinta-feira, 19. Na ocasião, representantes da ABRACI (Associação Brasileira de Cineastas), juntamente com o SICAV-RJ (Sindicato da Indústria Audiovisual) e a BRAVI (Brasil Audiovisual Independente) entregaram uma carta aberta à secretária e debateram temas como a política de fomento ao audiovisual carioca, o fortalecimento da RioFilme e da Rio Film Commission, para ampliar e facilitar filmagens e produções nacionais e internacionais na cidade.

Durante a conversa a secretária destacou o interesse no diálogo aberto e contínuo, que pretende estabelecer com os setores da indústria cultural, tendo em vista uma gestão transparente e próxima. Nilcemar frisou que vai ouvir todos os segmentos e pretende devolver ao Rio de Janeiro o protagonismo natural da cidade. “A pauta é que façamos a cidade ferver”, disse Nilcemar.

Wilma Lustosa, diretora do SICAV, e Carolina Paiva, presidente da ABRACI, destacaram a necessidade de assegurar verba que possa garantir o desenvolvimento de toda cadeia do audiovisual: da criação, passando pela pesquisa, até a preservação.

Daniela Broitman, diretora da ABRACI e Marco Altberg, conselheiro federal da BRAVI, lembraram que o Rio é o berço dos maiores eventos do audiovisual na América Latina, referindo-se ao Festival do Rio e ao RioContentMarket. “Tudo que é feito pela indústria audiovisual volta para o Rio, para o povo carioca e brasileiro através de empregos, impostos, lazer, cultura”.

Durante o encontro foi estabelecido a criação de um grupo de trabalho que irá dialogar diretamente com a secretária na construção de propostas viáveis para o segmento. “Acredito que com diálogo e trabalho conjunto consigamos superar as adversidades”, apontou Nilcemar. A BRAVI esteve representada no encontro por Marco Altberg, conselheiro federal, e por Geovana Cypreste, coordenadora de comunicação da associação.

Em dezembro do ano passado, o prefeito eleito, Marcelo Crivella (PRB) nomeou seu secretariado e escolheu Nilcemar Nogueira para a pasta de Cultura. Neta de Cartola, Nilcemar é presidente do Museu do Samba e presidiu o MIS-RJ. É doutora em Psicologia Social pela UERJ e tem mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas.

Notícias relacionadas