Cinema de Atrações é tema inédito em curso que acontece no b_arco

 

Tema ainda inédito no Brasil, o curioso e obscuro período da história do cinema que abrange seus dez primeiros anos de existência tem ultimamente chamado a atenção da historiografia cinematográfica. Narrativas curtas, inventividade, filmagens caseiras, efeitos especiais e formas não narrativas, são alguns dos atributos que sobreviveram ao longo dos anos e que atualmente encontra estreita relação com a produção audiovisual veiculada na internet, nos filmes experimentais ou nas artes visuais.

Entre os dias 23 e 27 de fevereiro, o vídeoartista Raimo Benedetti estará no Centro Cultural b_arco, para o curso Cinema de Atrações, destacando este período ainda pouco estudado.

O termo Cinema de Atrações foi cunhado pelo historiador norte-americano Tom Gunning ao entender que os filmes do período se baseavam na sua habilidade de maravilhar, espantar e atrair o espectador, cuja a aparição em si já era um acontecimento.

As aulas irão abordar desde aspectos gerais do período pré-cinematográfico, passando por Meliès, irmãos Lumière e a contemporaneidade que pode ser encontrada nos formatos curtos, sintéticos, livres e impactantes. Mais informações no site: http://barco.art.br/cinema-das-atracoes-2/

Categorias: Cursos e Eventos Notícias.

Notícias relacionadas