Coprodução Têm Dendê e Origem, série ‘Bicos’ estreia neste sábado (11) na TV Jornal

O número de trabalhadores informais, aqueles que trabalham sem a carteira assinada, cresce ano a ano no Brasil. Em 2018, segundo dados do IBGE, mais de 11 milhões de brasileiros não tinham registro formal de trabalho. E esse universo da informalidade será o pano de fundo da série “Bicos”, coprodução das produtoras baianas Têm Dendê e Origem Produtora de Conteúdo que estreia na TV Jornal, afiliada do SBT em Pernambuco, no dia 11 de maio, às 7h.

“Bicos” apresenta personagens que realizam diversas atividades econômicas e trabalhos informais para conseguirem no final do mês obter uma renda satisfatória para o sustento próprio e de das suas famílias. “É um verdadeiro ensaio sobre o trabalho informal no Brasil. Buscamos pessoais reais e interessantes que ganham a vida ou complementam suas rendas realizando os mais diversos e curiosos tipos de trabalho informal, os chamados ‘bicos’, explica Vânia Lima, idealizadora do projeto.

Diretor da atração, Ducca Rios define “Bicos” como “uma série sobre guerreiros da contemporaneidade”. “São trabalhadores que em sua maioria não possuem ‘carteira assinada’ mas que se sustentam e sustentam suas famílias a partir dos bicos. Gente que vive na corda bamba, mas que nunca perde a alegria e a disposição de viver”, pontua.

A série Bicos, ainda que de forma leve e divertida, traz à luz a discussão sobre um problema estrutural não somente pertencente ao Brasil, mas a todo o mundo: a falta de empregos e a tendência à flexibilização das relações tradicionais entre patrão e empregado e inova não apenas ao levar à TV aberta um assunto nunca antes posto como tema central de uma obra televisiva, mas também na construção narrativa. “Construímos uma linguagem criativa, que usa a cor como elemento de ligação e ao mesmo tempo de particularização dos personagens e que também se utiliza da animação e da música de forma a fixar o conceito dinâmico que se reflete nas histórias narradas visualmente”, explica o diretor.

Produzida com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine, “Bicos” tem roteiro de Ducca Rios e Ana Claudia Caldas.

Notícias relacionadas