Eventos regionais abrem a grade de programação para a produção independente local

A TêmDendê Produções, produtora baiana associada BRAVI, acaba de colher frutos após participar da segunda edição do NordesteLab, realizado em Salvador entre os dias 25 e 27 de maio. O projeto “Forrobodó”, uma sitcom em oito episódios de quarenta e seis minutos, foi adquirido pela TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba.

 “Forrobodó”, que acompanha as desditas de parentes que se engalfinham por uma herança suspeita enquanto precisam manter em funcionamento um bar inusitado, foi um dos cinco projetos selecionados para o pitching promovido durante o evento regional. O superintendente da TV Tambaú, Henrique Kirilauskas, um dos avaliadores da apresentação, percebeu a aderência da série para a TV aberta e o direcionamento para o target da emissora e fechou negócio para exibição da série na emissora paraibana que tem 25 anos de existência e é vice-líder de audiência no estado. “Pelo histórico da TV Tambaú, nós temos observado que investir em conteúdo tem dado resultado financeiro para o faturamento de caixa da emissora mesmo em um momento de crise como o que vivemos atualmente”, explica o superintendente da emissora, ao justificar um dos motivos que o fizeram “apostar de cara” no projeto.

Assim como a TêmDendê, outras produtoras regionais de conteúdo têm se destacado no segmento, produzindo e exibindo cases de sucesso para canais abertos e fechados. Como a mineira Cisup, que produz conteúdos para a TV Alterosa (afiliada do SBT no estado) e a gaúcha Panda Filmes que realizou a série “Oxigênio” para a RBS (afiliada da Globo no Rio Grande do Sul).

A aproximação entre produtores e executivos de canais regionais tem sido uma das principais metas da BRAVI para o desenvolvimento da produção independente fora do eixo Rio x São Paulo. Visando o crescimento e a capacitação local a BRAVI tem apoiado e participado de eventos como o NordesteLab, que estimula a troca de conhecimento e o networking. Representantes estaduais da associação, Sylvia Abreu (BA) e Chico Ribeiro (PE) participaram da mesa de abertura do evento nordestino, que discutiu a produção regional.

A BRAVI também foi responsável pela curadoria de conteúdo e de negócios da 1ª Minas Gerais Audiovisual Expo – MAX, evento de fomento ao segmento, que aconteceu em Belo Horizonte, de 1º a 5 de junho. Durante abertura da MAX o governo de Minas Gerais anunciou  o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam), que tem o objetivo de viabilizar políticas públicas por meio de parcerias entre órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de Minas Gerais, municípios e União, além de instituições privadas, resultando num investimento de R$ 23,5 milhões distribuídos em editais de roteiro, produção e finalização de longas e séries de televisão. Participaram do evento e das rodadas de negócios da MAX mais de 30 players do mercado, entre eles representantes dos canais TV Cultura, Rede Record, TV Rá Tim Bum e TV Brasil.

Diversas ações da associação estão em desenvolvimento, entre elas: o projeto RioContentLab, uma iniciativa inédita da BRAVI, em parceria com o BNDES, que permitirá a realização de 03 (três) laboratórios de desenvolvimento de projetos (em Salvador, Recife e Fortaleza) visando as Rodadas de Negócios do RioContentMarket 2017.

Foto: divulgação Lima Comunicação

 

Tags:

Notícias relacionadas