Importância da trilha sonora e hábitos da geração Y são analisados no RioContentMarket

“Quando a música se mistura com o filme, ela se torna imperceptível, e assim deve ser”. Assim resumiu o trabalho da trilha sonora o compositor Alexandre Guerra (O Tempo e o Vento), que dividiu a discussão sobre a produção musical para o audiovisual neste primeiro dia de RioContentMarket 2014 com Berna Ceppas (O Bem Amado, Gonzaga de Pai para Filho) e Lucas Marcier (Mato Sem Cachorro, Faroeste Caboclo). A mediação coube ao crítico de cinema e DJ Marcelo Janot. Ao longo de uma hora, eles conversaram sobre as particularidades da trilha sonora, citando suas variadas parcerias com diretores de cinema e TV para esta arte que, como bem lembrou Ceppas, “ao lado de direção e roteiro, é um dos três elementos que dá copyright a um filme. O resto, e até mesmo a edição, é considerado serviço”.

 

A geração Y também foi tema de discussão. No painel YouTube Apresenta, com a apresentação de três networks parceiras do portal de vídeos.  O casal Duca Mendes e Carol Thomé, do canal Cozinha para Dois contou sobre o início do projeto. “Eu gostava de culinária, mas não me sentia representado pelo que via na TV. Ana Maria Braga? Confesso que via, mas com vergonha”, brincou Duca. “O YouTube nos deu a oportunidade, não só de criar um canal que é meu, mas de apontar para uma cena”, diz ele, cujo canal foi um dos primeiros de culinária do portal – e que vai estrear no GNT em abril, como adiantou Carol.

 

Aliás, se antes os programas de TV se estendiam para a internet, o caminho primeiro-rede-depois-TV virou lógica. Criador do humorístico Galo Frito, Mederi Corumba revelou que o concebeu inicialmente para a TV universitária. Como a ideia não vingou, a solução foi jogar os vídeos na internet. “Antes, eu só pensava em TV; agora, só penso em internet. Não criei o canal para ser uma fonte de product placement. Na internet, eu falo o que quero. Não pode ter limite para o humor”. Para Gregory Strompolos, diretor da Fullscreen Brasil, o YouTube aponta para a democratização do entretenimento. “O custo da produção é baixo, e a distribuição é gratuita. Quando eu era adolescente, assistia a Seinfeld. Hoje, os adolescentes assistem ao Galo Frito, Porta dos Fundos

 

O terceiro case da mesa envolveu o portal Jovem Nerd e sua parceria com o YouTube, que deu origem à Amazing Pixel Produções. Guga Mafra, co-fundador, explica como a empresa funciona: “o objetivo é trazer a riqueza de uso do conteúdo da internet para a publicidade. Quando a gente apresenta os formatos para um anunciante no YouTube, a gente cria formatos que permitem de maneira clara que aquela empresa possa se aproveitar do engajamento que o portal tem na internet, para se comunicar com um público específico. É a publicidade inserida naquele conteúdo”. “A autenticidade diferencia você da commoditie”, conclui Alexandre Ottoni, co-fundador do Jovem Nerd.

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