Mediamorfosis aprofunda debates sobre produção transmídia

Nos dias 15 e 16 de setembro, São Paulo recebeu alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais do tema transmídia para debates sobre os impactos da tecnologia na produção e no consumo de conteúdos. Confira os destaques e fique por dentro dos debates que aconteceram durante o evento:

O diretor australiano Hal Kirkland (foto) e Spencer Hunt, da SkyDance Interactive, falaram sobre realidade virtual e realidade aumentada. O tema foi destrinchado também por Ricardo Laganaro, que cria narrativas imersivas desde 2014, Rafael Ferrari, sócio-fundador do Skullfish Studios, empresa especializada em desenvolver conteúdo para realidade virtual, e Gui Tensol, roteirista, diretor e montador, que debateram o tema Realidade virtual e games imersivos no Brasil. Fernanda Fronterotta,  executive delivery na IBM, abordou o tema Inteligência artificial.

Christian Bennett, editor-executivo de jornalismo visual do  The Guardian, tratou das inovações implementadas no site do jornal, uma instituição de dois séculos, para atrair audiência. Edson Ferrão, head de estratégias digitais da Abril, e Daniel Domeneghetti, CEO da DOM, também participaram dos debate. Damián Kirzner, criador do Mediamorfosis, também apresentou um case semelhante de renovação do La Nación, conduzido pela sua empresa, a New Sock.

Eduardo Brandini, head de media e entretenimento do YouTube Brasil, e Nelson Bottega, CEO e sócio-fundador da Rede Snack, deram suas contribuições para o tema O poder do vídeo online e dos influenciadores digitais.

No sábado, 16, Sara Bozanic, do Instituto de Desenho Transmídia da Eslovênia, fez uma palestra compartilhando aprendizados de projetos multiplataformas. As noruguesas Julie Andem e Mari Magnus, criadoras da série ‘Skam’, para a NRK, canal público da Noruega, também compartilharam o processo de produção e desenvolvimento da atração que conquistou jovens por todo o mundo. Outro case apresentado no sábado foi o do documentário interativo da Lucida Media sobre as esterilizações forçadas feitas no Peru na década de 90. Quem contou sobre o processo foi a diretora Rosemarie Lerner.

Lina Távora, coordenadora de novas mídias da SAv/MinC, e Renato Nery, diretor executivo da Spcine, falaram sobre estratégias públicas para ampliar a produção transmídia. No sábado também aconteceu a apresentação dos cinco projetos selecionados para o pitch e o anúncio do vencedor: ‘Zona  SSP’, da Astronauta Filmes.

A edição brasileira do Mediamorfosis é uma realização do Brazilian Content.

Confira a galeria de fotos.

 

 

 

 

Categorias: Brazilian Content Notícias.

Notícias relacionadas