Mostras, festivais, tecnologias e apoio a novos talentos estão no foco da SAv em 2017

Dando continuidade às atividades finais da agenda do último dia do RioContentMarket, Mariana Ribas, secretária do audiovisual do Ministério da Cultura, apresentou a estrutura e o funcionamento do SAv (Secretaria do Audiovisual) e falou sobre os principais temas do Programa de Fomento deste ano. O objetivo é que a política pública percorra todo o país, levando em conta as particularidades de cada região e necessidades dos produtores, além de focar nos novos talentos para tratar da renovação do mercado. “Sabemos da dificuldade de captar para os primeiros filmes”, comentou Mariana.

Entre as principais iniciativas no intuito de ampliar o escopo da Secretaria está uma comissão destinada à seleção de profissionais para jurados dos editais e a portaria que cria o Programa Nacional de Apoio a Mostras e Festivais. Outros projetos são o “Juventude Vlogueira”, que tem como finalidade apoiar os vloggers com canais inéditos na web, e a criação de aplicativos voltados à cultura com temática livre, sendo que 23 de um total ainda não definido serão voltados a temas do audiovisual.

Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI, que também participou do painel, chamou a atenção para dois destaques do RioContentMarket esse ano: atrair produtores da América do Sul para incentivar coproduções internacionais e estimular o trabalho entre produtoras fora do eixo Rio-São Paulo e as empresas mais consolidadas no país, promovendo experiências e oportunidades com olhar regional. Respondendo a essas questões, a secretária afirmou que há um trabalho internacional sendo realizado no âmbito do MicSul (Mercado de Indústrias Culturais do Sul). O MinC e o Ministério das Relações Exteriores avaliam o desempenho de outros países latinos, principalmente os de melhor desenvolvimento no setor audiovisual. Em relação à regionalização, Mariana conta que a SAv está considerando tutoriais e editais de projetos que ampliem as produções locais.

Categorias: Eventos Notícias Riocontentmarket.

Notícias relacionadas