Prefeitura de Belo Horizonte lança primeiro edital do BH nas Telas

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu inscrições para os interessados em participar do BH nas Telas (Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Belo Horizonte). O primeiro dos três editais do programa, o BH nas Telas – Fundo Municipal de Cultura, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do último sábado, dia 8, e vai destinar R$ 1,2 milhão para projetos em quatro categorias: produção de curtas e médias-metragens, realização de mostras/festivais, pesquisa e audiovisual comunitário. 

As inscrições vão até 8 de julho e as informações podem ser encontradas neste link.  O objetivo é selecionar projetos que favoreçam, por meio de sua produção, a difusão de conteúdos nas mais diversas regiões, estimulando o desenvolvimento cultural de maneira igualitária e descentralizada. Esse primeiro edital do BH nas Telas modalidade Fundo será destinado ao empreendedor pessoa física. Em breve, serão publicados outros dois editais específicos para pessoas jurídicas com fins lucrativos com o coinvestimento da Ancine. 

Sobre o BH nas Telas 

Criado em 2018, o BH nas Telas é um programa da Prefeitura voltado para o setor do audiovisual. O programa se divide em cinco eixos: política de preservação, política de difusão, política de formação e capacitação, programa de fomento e investimento e a BH Film Comission. 

Dentro desses eixos, destacam-se três projetos prioritários dentro da política de formação e capacitação. Um deles é a implantação do Núcleo de Produção Digital (NPD-BH), equipamento público de cultura e educação que visa formar e aprimorar profissional e artisticamente novos realizadores do audiovisual em diversas funções, além de apoiar a produção audiovisual independente por meio do fornecimento de equipamentos via edital de empréstimo. 

O outro projeto é a BH Film Comission, setor da Prefeitura responsável por autorizar, regular e atrair produções audiovisuais para o Município, facilitando as filmagens na cidade, e o terceiro é lançamento dos três editais construídos por meio de Coinvestimento com Ancine, em um total de R$ 6,41 milhões. 

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte 

Notícias relacionadas