Fundado pela BRAVI no dia 14 de maio de 2014 e publicado no Diário Oficial em 09 de outubro de 2014, o ICAB – Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros é inteiramente dedicado ao desenvolvimento de ações e atividades voltadas à capacitação, pesquisas de mercado e acordos de cooperação com outros institutos no mundo.
Inspirado em Institutos Audiovisuais Internacionais, que contribuem para a formação de profissionais capacitados e atualizados para o setor e para a reflexão sobre a comunicação em tempos midiáticos contemporâneos, o ICAB nasce do crescimento exponencial da demanda por preparação e ampliação de conhecimento profissional, após a implantação da Lei 12.485 (SEAC), e da descentralização da produção independente brasileira. Instituto voltado à formação, à realização de fóruns de discussão e à reflexão sobre a criação, produção e distribuição do conteúdo audiovisual nas mais diferentes telas no Brasil e no Mundo. Além de um espaço de referência para pesquisas de profissionais e estudantes de comunicação e audiovisual.
Organização de direito privado, sem fins lucrativos, o Instituto de Conteúdo Audiovisuais Brasileiros (ICAB) foi qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público em 07 de outubro de 2014; e tem a missão de promover programas de Formação, Pesquisas de Mercado e acordos de Cooperação com outros institutos do setor audiovisual pelo mundo.
Um espaço para quem quer ir além do fazer audiovisual. O espaço do pensamento midiático. E da formação de competências profissionais para o setor audiovisual em todas suas expressões.
PRINCIPAIS ATIVIDADES:
- A promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio imaterial, histórico e artístico;
- A promoção e o desenvolvimento de atividades voltadas ao setor do audiovisual, bem como a produção de obras audiovisuais, especificamente voltadas à distribuição por radiodifusão ou serviços de comunicação de acesso condicionado;
- A promoção de atividades voltadas à produção de conteúdo audiovisual e produtos culturais em geral;
- A promoção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades neste artigo.
SAIBA MAIS pelo site www.icabrasil.org