VIDEOCAMP lança hoje edital mundial de US$ 400 mil para patrocinar a produção de um filme com o tema ‘Educação Inclusiva’

O VIDEOCAMP lança hoje (21), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) nos Estados Unidos, um edital internacional de US$ 400 mil para patrocinar a produção de um filme sobre ‘Educação Inclusiva’. O Edital é um dos maiores do mundo voltado para filmes de impacto social para o patrocínio de uma única produção. O anúncio do início das inscrições foi feito durante a Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3), com a presença de representantes do UNICEF.

O edital é aberto e produtoras associadas à BRAVI podem se inscrever até o dia 21 de junho.

O Brasil, signatário da Convenção Internacional da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência, é um dos países pioneiros na criação de legislação específica sobre educação inclusiva. Prevista na Constituição Federal, a ação – que se intensificou a partir da Convenção – foi responsável pela inclusão de milhares de crianças, que antes não frequentavam a escola regular. Apesar dos avanços, o tema ainda é sensível. E é por isso que foi eleito para a 2ª edição do edital VIDEOCAMP de filmes, que até o dia 21 de junho recebe inscrições de projetos de animação, ficção ou documentário.

A atriz inglesa Sally Phillips (a Sharon ‘Shazza’, da trilogia Bridget Jones), mãe de um adolescente com síndrome de Down, é uma das embaixadoras do edital.

Os cinco finalistas serão anunciados no dia 1º e setembro e o projeto selecionado será divulgado no dia 21 de setembro, após avaliação do júri composto pela cineasta afro-americana premiada Yvonne Welbon (Chicken and Egg); por Raúl Niño Zambrano (Festival Internacional de Documentários de Amsterdã); Rosangela Berman-Bieler (Conselheira Global em Deficiência do UNICEF); Marcos Nisti (CEO do Alana); Paola Castillo (Chile Doc) e Cecilie Bolvinkel (EDN-European Doc Network).

Além de uma forma democrática de possibilitar a produção do melhor projeto possível, o formato edital, em sua 2ª edição, é também uma escolha do VIDEOCAMP para atuar diretamente no fomento à produção audiovisual. O filme selecionado será adicionado ao catálogo gratuito da plataforma de filmes, que até o momento promoveu mais de 19 mil exibições de conteúdos audiovisuais em mais de 90 países. Para outras informações acesse: www.videocamp.com/edital2018

Categorias: Mercado