O longa-metragem “O Menino e o Mundo” está na mostra competitiva do Festival de Animação de Annecy. Uma delegação de produtoras brasileiras participará do evento com o BTVP
Um longa-metragem nacional participa da mostra competitiva do Festival de Annecy, na França. “O Menino e o Mundo”, dirigido por Alê Abreu, representa o Brasil nesta competição, umas das mais importantes da animação internacional. A indicação do filme ao prêmio confirma a boa fase da produção brasileira de animação. No ano passado, foi também um longa-metragem nacional, “Uma História de Amor e Fúria”, da Gullane Filmes, que venceu a disputa.
O filme tem distribuição da Elo Company, que busca apoio da Ancine e do Ministério de Relações Exteriores para ampliar a divulgação do filme durante o festival. A distribuidora vai ao evento com a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI) que, através de seu programa de exportação de conteúdo Brazilian TV Producers (BTVP), irá participar com delegação do MIFA (Marché International du Film d’Animation) – mercado que será realizado de 11 a 13 de junho, dentro da programação do Festival de Animação de Annecy.
O evento acontece no mesmo ano em que a BRAVI e o BTVP completam, respectivamente, 15 e 10 anos. Com a missão de fortalecer a produção independente brasileira – e proporcionar conexões e intercâmbios internacionais é um dos caminhos para isso – o BTVP terá pelo segundo ano consecutivo um estande próprio no evento. Além da Elo Company, as empresas brasileiras que participarão do evento esse ano são a Boulevard Filmes, Disco Voador, Umana e a Valu Animation Studios.
Na agenda dos produtores está previsto o encontro Focus América do Sul, na quinta-feira, 12, das 10h às 11h30. Os países envolvidos nessa atividade são o Brasil, com o BTVP, o Chile (Cinema Chile), a Colômbia (ProImagenes) e o México. Cada delegação envolvida apresentará os mecanismos de coprodução em seu país. Quando haverá a confirmação dessa atividade?
O Mifa tem cerca de 2 mil participantes, 460 expositores, 340 distribuidores e buyers de 70 países diferentes, sendo responsável por diversos negócios no segmento audiovisual de animação.
Serviço
MIFA – International Film Market (Marché International du Film d’Animation)
Data: 11 a 13 de junho de 2013
Local: L’Impérial Palace Allée de L’Impérial 74000 Annecy – France
Stand número: 4.C12
Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)
O BTVP é o programa internacional da BRAVI, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil e SAv/MinC. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.
Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (BRAVI)
A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias, com mais de 400 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, no Rio de Janeiro, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro; representar o setor em diversos fóruns de debates; incentivar a produção e novos modelos de negócio; analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações; oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.
Informações para a imprensa
2PRÓ Comunicação
abpitv@2pro.com.br
Myrian Vallone
Anne Dias
Mércia Araújo
Tel. 55 (11) 3030.9461 / 9464
www.2pro.com.br
Twitter: @2procom
Abril/2014