Com vistas à recente suplementação de recursos no Prodav 01 e o lançamento da nova edição do Prodav 2, ambas linhas seletivas do FSA, o canal Curta! já começou a contratar pré-licenças de projetos de séries e telefilmes selecionados em rodadas de negócios de que sua equipe de curadoria participou em 2015 e 2016, além de entre mais de 900 projetos submetidos ao canal através do seu formulário eletrônico em http://canalcurta.tv.br/envieseuprojeto.
O canal aguarda para breve a entrega da maioria dos 65 projetos originais contratados em 2014 e 2015, somando 300 horas de conteúdo inédito, quase todos em produção com recursos já liberados pelas linhas anteriores do FSA.
Segundo a diretora de programação do Curta!, Bibiana de Sá, “os recursos recém anunciados pelo FSA permitirão a contratação de uma nova leva inicial de pelo menos 30 novos projetos selecionados, muitos no formato telefilme, somando 73 horas de conteúdo distribuídas pelos temas focais da grade do canal: 8 horas na temática de artes visuais e cênicas, 10 horas sobre cinema, 15 horas sobre música e 40 horas sobre temas de pensamento, história e sociedade”. A diretora espera que tais conteúdos tramitem mais rápido na Ancine e possam assim chegar à grade do canal até o final de 2017.
O canal Curta! trabalha atualmente com uma equipe de cinco curadores na pré-seleção dos projetos propostos via Internet e nas rodadas de negócios em eventos tais como Festival Janela Recife, Nordeste Lab, em Salvador, Bahia, MAX MG Audiovisual, Doc-Montevideo 2015, Doc-SP 2015 e jornadas organizadas pela BRAVI com sindicatos audiovisuais locais de Florianopolis e Porto Alegre, etc.
Fonte: Tela Viva