Desafiar startups brasileiras para que apresentem soluções de logística, supply chain e gestão para empresas exportadoras nacionais. Esta é a proposta do programa “Pitch Corporate – Export Edition”, que será lançado hoje, às 17 horas, pelo diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações de Investimentos (Apex-Brasil), Ricardo Santana. O evento faz parte da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case) e contará com a participação de executivos da Hering, Santa Helena e Movioca.
Desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartup), o programa também é apoiado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) e Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (AbpiTV). Startups interessadas em participar devem inscrever seus projetos no site do Pitch Corporate. Os projetos serão avaliados por um júri coordenado pela Apex-Brasil e os selecionados vão participar, em março do ano que vem, de um evento de match making com empresas associadas a essas três entidades.
Ricardo Santana explica que o programa é uma iniciativa que promove a aproximação entre empresas exportadoras e startups. “Entendemos que soluções inovadoras podem contribuir para o aumento da competitividade e da presença internacional das empresas brasileiras, ao mesmo tempo que contribuímos para que as startups aumentem a sua base de potenciais clientes. Este é um projeto win-win”, avalia.
Como representantes dos setores participantes do programa, participam do evento de lançamento do Pitch Corporate, Sandro Bertotti, gerente de Sistemas Comerciais e Marcas da Hering, Márcio Yatsuda, presidente da Moviocae e Valéria Favaretto, gerente de Desenvolvimento de Produtos, Marketing e Inovação da Santa Helena. Os executivos vão conversar com os participantes sobre inovação, competitividade, desafios e tecnologia.
Na avaliação de Santana esta será uma oportunidade bastante produtiva para as startups. “Os empreendedores presentes irão ouvir executivos de três grandes empresas, compartilhando conosco quais são os principais entraves dentro de eixos que impactam o processo de exportação. Será uma oportunidade única para ouvir diretamente da fonte quais são os desafios enfrentados por elas e quais são as reais necessidades dessas empresas”.
Fonte: administradores