Pólofilme

A Pólofilme (Pólo MS Cinema e Vídeo) foi criada em 1987 pelo cineasta Joel Pizzini, em Campo Grande (MS) para a realização do seu primeiro curta-metragem “Caramujo-flor”. Nos seus mais de 20 anos de existência dezenas de trabalhos e prêmios nacionais e internacionais foram conquistados. Filmes como “Enigma de um Dia” e “Anabazys” representaram o país no Festival de Veneza, assim como “Glauces, Estudo de um Rosto” e “Dormente” que concorreram respectivamente, em eventos importantes como o Festival de Locarno e Oberhausen. O primeiro curta feito pela produtora, “Caramujo-Flor” ganhou o prêmio principal no Festival de Huelva (Espanha), enquanto “Enigma de um Dia” foi considerado o Melhor Filme no Festival de Figueira da Foz, em Portugal.

Uma das parcerias mais produtivas da Pólo, vem sendo realizada desde o ano 2000, com o Canal Brasil e resultou na realização de oito ensaios biográficos para a Série Retratos Brasileiros sobre personagens e personalidades do Cinema Brasileiro, como Glauce Rocha, Rogério Sganzerla, Jece Valadão, Helena Ignez, Paulo José, entre outros.
Através da produtora, a investigação poética de Joel Pizzini intensificou-se no aprofundamento da pesquisa da linguagem, passando por vários meios de expressão: da vídeoinstalação ao performático, sob a ótica contemporânea que resultou na realização de inúmeros ensaios documentais afinados com a produção independente.

A partir de 2008 a Pólofilme realizou o filme Elogio da Graça (vencedor do Grande Premio do Cinema Brasileiro/2013 , coproduziu com o documentário “Olho Nu” sobre o cantor Ney Matogrosso em parceria com o Canal Brasil e também produziu documentário em longa-metragem “Mr. Sganzerla” (sobre a obra de Rogério Sganzerla), a convite do Itaú Cultura para quem a empresa efetuou também a curadoria da Exposição “Ocupação Sganzerla” em São Paulo. O filme foi o vencedor do Festival É Tudo Verdade de 2012.
No ano de 2013, a empresa realizou a pesquisa, concebeu e produziu para o CTAV/Minc o dvd “Cinema de Poesia” de Joel Pizzini, contendo quatro filmes do autor, além do dvd do longa-metragem “Anabazys”co-dirigido por Joel Pizzini e Paloma Rocha.

Atualmente a Pólofilme está preparando o longa-metragem O Rio da Dúvida, sobre a expedição Rondon-Roosevelt, os curta-metragens “Elogio da Sombra” e “Mar de Fogo”, também com o Canal Brasil além da videoinstalação “Túneis sonoros” que será apresentada na Fundação Iberê Camargo em junho deste ano, por ocasião do centenário do pintor gaúcho em Porto Alegre.

Rua General Dionísio 53, sala 7, Humaitá CEP: 22271-050 Rio de Janeiro / RJ Contato: Joel Pizzini, Sofia Marques (21) 3495-0019