A Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) mantém acordos de cooperação e parcerias sólidas com importantes instituições do segmento audiovisual nacional e internacional, com respaldo do governo federal, estadual e municipal.
PARCEIROS NACIONAIS:
O Ministério da Cidadania é um órgão do Poder Executivo Federal, criado por Decreto Presidencial, em 01 de janeiro de 2019, resultante da união do Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Esporte e o Ministério da Cultura.
A Secretaria Especial do Desenvolvimento Social integra a estrutura do Ministério da Cidadania, órgão responsável por políticas executadas pelos extintos ministérios do Desenvolvimento Social, da Cultura e do Esporte e instituído por meio do Decreto nº 9.674/2019, no dia 2 de janeiro de 2019.
Compete à Secretaria Especial do Desenvolvimento Social assessorar o Ministro da Cidadania na formulação e coordenação de políticas, programas e ações voltados à renda de cidadania, assistência social, inclusão social e produtiva nos âmbitos rural e urbano, promoção do desenvolvimento humano e cuidados e prevenção às drogas.
Integra a ainda a pasta do Ministério da Cidadania a Secretaria Especial da Cultura, que tem como competência assessorar o ministro na formulação de políticas, programas, projetos e ações que promovam a cidadania por meio da cultura. Uma das ferramentas de orientação do poder público na formulação de políticas culturais é o Plano Nacional de Cultura (PNC), elaborado em parceria com a sociedade civil. O plano baseia-se na concepção de cultura articulada em três dimensões: simbólica, cidadã e econômica.
A dimensão simbólica aborda o aspecto da cultura que considera que todos os seres humanos têm a capacidade de criar símbolos que se expressam em práticas culturais diversas como idiomas, costumes, culinária, modos de vestir, crenças, criações tecnológicas e arquitetônicas, e também nas linguagens artísticas: teatro, música, artes visuais, dança, literatura, circo, entre outros.
Site oficial: Ministério da Cidadania
Site oficial: Secretaria Especial de Cultura
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
A RioFilme – Fundada em 1992, a RioFilme é uma empresa vinculada à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, cuja missão é impulsionar o fortalecimento e o desenvolvimento do setor audiovisual carioca, considerando os vários elos de sua cadeia de valor. Apoia o desenvolvimento, a produção, a distribuição e a exibição de conteúdo audiovisual, realiza investimentos em cinema, TV e em novas mídias, patrocina eventos setoriais e também promove ações de acessibilidade e de capacitação profissional, o que estimula a produção cultural brasileira e gera emprego e renda, além de resultar em impactos sociais e econômicos que atingem pequenos, médios e grandes agentes do mercado e também a população do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é consolidar a cidade como principal polo de audiovisual da América Latina.
O Sindicato da Indústria Audiovisual (SICAV) tem como missão defender os interesses da indústria audiovisual no país, através da união com outras associações importantes do Mercado Audiovisual.
Em 1945, a pedido da Associação Profissional das Empresas Cinematográficas, foi criado o Sindicato das Empresas Cinematográficas do Rio de Janeiro que, em 30 de setembro de 1952 teve sua base ampliada para âmbito nacional e passou a chamar-se Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica. Em 2000 recebe o nome de Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual.
O Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas foi criado na década de 1970. A instituição apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País.
Conta com regionais e escritórios pelo país. A instituição chega aos municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios.
A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação técnico-científica sem fins lucrativos, formada por empresas, universidades, profissionais e acadêmicos de tecnologia e operação. Seu principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico em toda a cadeia da mídia eletrônica, da produção à entrega. Constitui o maior fórum de discussão de padrões e tendências para o mercado de criação, gestão e distribuição de conteúdo eletrônico no Brasil.
Uma de suas principais conquistas foi liderar o time que desenvolveu o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Muitos países latino-americanos e africanos adotaram este sistema como a melhor solução em TV digital.
A SET tem entre seus associados as principais lideranças de engenharia e operações de todos os canais de TV no Brasil, além de profissionais de rádio, produção e novas mídias. Para saber mais sobre essa sociedade, acesse o site oficial.
A Associação Brasileira de Autores Roteiritas (ABRA) foi fundada a 11 de novembro de 2000, ainda com o nome de ARTV – Associação de Roteiristas de TV, depois chamada de AR – Associação Brasileira de Roteiristas Profissionais de Televisão e Outros Veículos de Comunicação, e com a união com a AC – Autores de Cinema, é agora chamada ABRA.
Fruto de muitos esforços e da atuação de profissionais de referência do segmento, tem como objetivo representar, exercer e defender os direitos dos autores de roteiros e argumentos de obras audiovisuais de qualquer natureza, televisão, cinema ou quaisquer meios eletrônicos de difusão de roteiros de obras audiovisuais, existentes ou a serem criadas, bem como aproximar os roteiristas de um modo geral.
A Associação Brasileira de Cineastas (ABRACI) foi fundada em 1975, no auditório da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a ABRACI foi criada com o objetivo de divulgar o Cinema Brasileiro, bem como defender os direitos autorais dos cineastas.
Nelson Pereira dos Santos, Geraldo Sarno, Leon Hirszman, Eduardo Escorel, Oswaldo Caldeira, Pedro Carlos Rovai, Francisco Xavier de Oliveira, Antonio Carlos da Fontoura, Neville D`Almeida e Rose La Creta, e os suplentes Alberto Salvá, Nelo Nelli e Miguel Borges, são alguns dos nomes que integraram a diretoria da mais antiga associação brasileira de diretores de longa-metragem do país.
Em 2010, ao completar 35 anos, a Abraci congrega em torno de 60 associados, cineastas sediados no Rio de Janeiro, e segue representando os diretores/produtores de obras audiovisuais de longa-metragem na luta pelos direitos autorais, na defesa do audiovisual brasileiro e dos direitos de seus associados.
O Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (SIAPAR) foi fundado em 2001 com o objetivo principal de lutar pelo desenvolvimento do setor audiovisual e fortalecimento das empresas do Paraná.
Desde então, o SIAPAR tem exercido um papel vital na organização do setor, tendo como propósitos a criação de mecanismos de fomento e suporte à produção cinematográfica e audiovisual, sua distribuição e exibição, a qualificação dos agentes do setor, a promoção do cinema e a formação de públicos espectadores, contribuindo para o engrandecimento do audiovisual brasileiro.
O SIAPAR se articula com outras entidades no sentido do desenvolvimento e valorização da indústria audiovisual brasileira.
A Rede Brasileira de Film Commissions (REBRAFIC) é uma nova associação de Film Commission sem fins lucrativos, cujos objetivos incluem: assegurar um nível alto padronizado de apoio aos produtores nacionais e internacionais, promover todas as regiões do Brasil como locações privilegiadas para produções nacionais e internacionais e organizar e disponibilizar informações de film commissions de todas as regiões do país. Os associados da REBRAFIC incluem 09 film commissions existentes, legalmente constituídas, bem como 16 film commissions em processo de formação em 14 estados e no Distrito Federal.
PARCEIROS INTERNACIONAIS:
Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT) de Portugal – Com o aparecimento das televisões privadas em Portugal, sentiu-se a necessidade de criar uma associação que representasse os Produtores Independentes de Televisão. Assim, em dezembro de 1996, nasce a Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT), com o propósito de defender os direitos e interesses dos produtores locais, procurando orientar e disciplinar a sua atividade e zelar pelo prestígio e qualidade da mesma.
Desde então se estabeleceu como principal desafio a implementação de uma indústria audiovisual nacional, antecipando dificuldades e solucionando problemas. A associação impulsiona e desenvolve um sistema de cobrança e distribuição de Direitos Conexos, de que os produtores são titulares, garantindo assim, mais uma fonte de sustentação da atividade dos associados.
Como Portugal agrupa empresas de dimensão muito diversa e com áreas de conteúdos distintas, o conhecimento do mercado é bastante amplo.
A APIT é associada da CEPI, da GEDIPE e da APDC.
A Cámara Paraguaya de Empresas Productoras de Cine y Televisión (Campro) visa facilitar a geração e sustentabilidade da indústria cultural audiovisual nacional. Planejar, organizar, produzir, dirigir, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas com as indústrias culturais em suas várias formas, tais como cinema, televisão, vídeo e atividades audiovisuais e categoria de publicidade produtos de Internet audiovisuais.
Além de fomentar e divulgar a cultura cinematográfica e audiovisual do Paraguai como uma indústria de excelência, competitiva e reconhecida.