Conselho

Perfil

 

CONSELHO FEDERAL

Membros Titulares

Clelia_Bessa_RaccordClélia Bessa – Raccord (RJ)
Conselheira Federal

Formada em Ciências Sociais pela UFRJ, é professora do Curso de Cinema da PUC-RJ e membro da Diretoria do SICAV (Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual). Já trabalhou na TV Globo, Embrafilme, CTAv e Synapse. É sócia da Raccord Produções desde 1996. Assinou a produção de 10 longas metragens, entre eles: “Desenrola” e “Cartola”. Em televisão, produziu mais de 500 horas como “Quando Éramos Virgens” (GNT), “Claro que é Rock” (Multishow), “Como Ser Solteiro – a série”, “Mulheres no Cinema Brasileiro”, entre outros. Produziu o primeiro 10 canal stream para celular: o “Humanóides”. Com apoio do Oi Futuro, produziu a primeira websérie voltada para o público adolescente: “Desenrola na Web”.

 

Fernando_Grifa-FilmesFernando Dias – Grifa Filmes (SP)
Conselheiro Federal

Com formação em Jornalismo, é sócio fundador da empresa Grifa Cinematográfica. Tem em seu currículo mais de 30 filmes, documentários, séries e programas de televisão, sendo um dos pioneiros em coproduções com o mercado internacional. Foi sócio da produtora Mixer durante 5 anos, onde implantou a área internacional de documentários e projetos incentivados. Foi vice-presidente da BRAVI por 4 anos e presidente por outros 4 anos, onde desenvolveu o primeiro projeto de exportação de serviços audiovisual brasileiro em parceria com Apex-Brasil, Sebrae e MINC. Especialista em leis de incentivo brasileiras e do mercado internacional, ministra palestras e cursos em vários eventos internacionais e no Brasil.

 

Georgia_Coracao-da-SelvaGeórgia Costa Araújo – Coração da Selva Transmídia (SP)
Conselheira Federal

Geórgia Costa Araújo comanda a produtora Coração da Selva há 15 anos, sendo responsável pela empresa e pela produção de todos os seus filmes e séries de TV. Atua no desenvolvimento de roteiros, contratação e administração de talentos, autores, diretores, técnicos e fornecedores para a produção das obras até a sua entrega para o mercado exibidor, sendo também responsável pela captação de recursos e aspectos jurídicos e negociais. Formada em Cinema pela Universidade de São Paulo, logo no início de sua carreira, nos anos 90, acompanhou o ressurgimento da indústria audiovisual, a chamada Retomada, tendo sido parceira dos principais artistas e expoentes do mercado. Produziu diversos trabalhos marcantes para o cinema e a TV, em formatos e gêneros diversos, com destaque para a série vencedora do International Emmy Kids Awards 2013, “Pedro & Bianca” e o premiado longa-metragem “Praia do Futuro”, que teve sua première mundial na Mostra Competitiva do Festival de Berlim 2014. Em 2019, se prepara para lançar a segunda temporada da série original HBO, “A Vida Secreta dos Casais” e 4 longas-metragens: “Chorar de Rir”, nova comédia de Leandro Hassum; “Terapia do Medo”, thriller sobrenatural estrelado por Cléo Pires; o road-movie “Rio-Santos”, primeiro longa protagonizado por Bruna Marquezine; e “Coração de Leão”, versão brasileira da comédia argentina que se tornou franquia internacional de sucesso.

 

Kiko-Mistrorigo_TV-PinguimKiko Mistrorigo – TV Pinguim (SP)
Conselheiro Federal

Kiko Mistrorigo formou-se em arquitetura em 1987. Em 1989 fundou com Celia Catunda, a produtora PinGuim onde cria, dirige e produz uma programação divertida, educativa e ousada para crianças, principalmente para pré-escolares. Seu portfólio de animações abrange uma gama diversificada de assuntos, da ciência à ficção científica e da arte ao meio ambiente. Seus maiores sucessos são a série ambiental e longa-metragem Peixonauta, a série pré-escolar científica “O Show da Luna!” na sua sexta temporada e a nova série animada musical “Cantando com Ping e Pong”. Kiko está agora produzindo e dirigindo Tarsilinha, longa-metragem baseado no trabalho de Tarsila do Amaral, e a série “Charlie, o entrevistador de coisas”.

 

Marcio_MoviocaMárcio Yatsuda – Movioca Content House (SP)
Conselheiro Federal

Presidente da Movioca Content House, produtora audiovisual para digital, TV e cinema. Graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela Unicamp, possui diversas especializações em Administração, Produção Executiva, Liderança e Gestão de Pessoas. Foi co-fundador e presidente da Kaizen, empresa integradora de TI onde atuou de 1996 a 2012. A Kaizen foi adquirida em 2010 pela chilena Sonda IT, maior empresa latino-americana de TI. Com larga experiência em negócios internacionais, na Movioca é responsável pela gestão da empresa, e atua como produtor executivo em  projetos como “O Segredo de Davi”, “Drag Me as a Queen”, dentre outros.

 

Marco-Altberg_Indiana2Marco Altberg – Indiana Produções (RJ)
Conselheiro Federal

Carioca, diretor e produtor de cinema, TV e novas mídias. Em cinema é responsável por filmes como “Fonte da Saudade”, “Sombras de Julho”, “Panair do Brasil”, “Belo Monte”, “Márcia Haydée”, “Minha Fama de Mau” entre outros. Para TV, realiza séries de ficção e programas como o “Revista do Cinema Brasileiro”, exibido durante 22 anos pela TV Brasil, TV Futura e Canal Brasil; além de especiais de conteúdo cultural, artístico, educativo e ambiental. Foi o fundador e presidente da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas), da ABRACI (Associação Brasileira de Cineastas), vice-presidente do SINIC (Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica), Fundador da BRAVI (ABPITV), é sócio diretor da Indiana Produções.

 

Marco-Altberg_Indiana2Maria Carneiro – Giros (RJ)
Conselheira Federal

Formada em Jornalismo, Maria Carneiro da Cunha tem como especialização de carreira o estudo do mercado audiovisual brasileiro. Com um MBA em Film and Television business e outro em Gestão de Negócio, Maria tem como objetivo compreender as particularidades de se desenvolver projetos audiovisuais no Brasil e profissionalizar a gestão desta indústria. Iniciou sua carreira como produtora de base durante 3 anos, para grandes produtoras e trabalhou em uma distribuidora independente no Brasil, onde esteve envolvida no lançamento de filmes nacionais e internacionais. Na Giros, começou com o cargo de assistente de produção executiva, após passar por diversas funções e ter reestruturado os processos de produção e financeiro da casa, Maria se tornou, em 2010, sócia da Giros onde atua no desenvolvimento, planejamento e comercialização da produtora.

 

João-Roni_Ocean-FilmsTiago Melo – Boutique Filmes (SP)
Conselheiro Federal

Sócio da Boutique Filmes. É Produtor Executivo da série 3%, primeira série original da Netflix no Brasil. É co-criador e produtor executivo das series “Zoo da Zu” (nomeada ao International Emmy Internacional 2015, Discovery Kids), “Experimentos Extraordinários” (Cartoon Network) e da animação “S.O.S Fada Manu” (Gloob). Também assina a produção executiva de Gigantes do Brasil (ficção em coprodução com o History Channel), Cinelab (NBC Universal), Lowrider Brasil (Discovery Channel), A Grande Luta (HBO), entre outros trabalhos. Tiago Mello foi responsável pela série Escola Pra Cachorro (TV Cultura/Nickelodeon/TV Ontario), uma das primeiras coproduções entre Brasil e Canadá. Com a TV Globo e Cartoon Network esteve a frente da série de animação “Sitio do Picapau Amarelo”. Foi também criador e produtor de “Julie e os Fantasmas” (Band/ Nickelodeon), indicado ao International Emmy Awards de 2012. Como Produtor Executivo, produziu também as séries Descolados (MTV) e Brilhante (TV Brasil).

 

 Sylvia-Abreu2Vânia Lima – Têmdendê Produções (BA)
Conselheira Federal

Graduada pela Universidade Federal da Bahia, é diretora, fundadora do grupo Têm Dendê Produções, atua na idealização, roteirização e direção de projetos audiovisuais que buscam reconhecer as identidades e culturas do povo brasileiro. Como nas séries Criativos.br – Moda e Identidade, Memórias do Brasil, Gravador de Histórias, Expedição Nordeste, Bahia de Todos os Cantos que tem sua exibição em todo o território nacional. Em sua trajetória nesse mercado além de desenvolver um conteúdo qualificado que corresponde aos hábitos e desejos dos telespectadores das TV’s exibidoras e que atende a audiência de seus clientes, fortalece os negócios audiovisuais criando uma forte aliança com parceiros e coprodutores.

 

Suplentes

Adriano_Civita_Prodigo_2Adriano Civita – Prodigo Films (SP)
Suplente do Conselho Federal

Adriano Civita é formado em Cinema e Televisão pela Boston University. Trabalhou na TV Bandeirantes, MTV Brasil, Walt Disney Television, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures e Jodaf antes de fundar a Pródigo Films em 1995. Dirigiu e produziu dezenas de comerciais publicitários. Desde 2000, também atua como produtor de programas de TV e cinema. Em 2011, produziu seu primeiro longa de ficção “Matraga” o filme, com Chico Anysio, Fernanda Montenegro, José Wilker, João Miguel, Irandhir Santos, entre outros. Atua como produtor e diretor geral também nas séries FDP (HBO). Foi produtor da série “Copa Hotel” (GNT) e “Até que a morte nos separe” (A&E).

 

Andre_Breitman_2DLab-André Breitman – 2DLAB (RJ)
Suplente do Conselho Federal

Na indústria de conteúdo cultural desde 1990 e sócio do 2DLAB desde 2004, já criou e produziu para diversas mídias, entre elas: cinema, TV, CD-ROM, internet, livros e revistas. Recebeu o prêmio “Liv Ullmann Children’s Peace Award” como produtor e “Best Series for Television” no Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago, além do Global Licensing Award no MIPCOM 2005. É produtor executivo da série brasileira e canadense “Meu Amigãozão” (TV Brasil), “Quarto do Jobi” (TV Brasil e TV Rá Tim Bum), e realiza coproduções internacionais com as TVs Treehouse (Canadá) e Discovery Kids LA. Trabalhou na criação e desenvolvimento de várias séries e projetos voltados a animação como o site Mundo da Criança e o DVD Toquinho no Mundo da Criança.

 

Breno-Nogueira2Carlos Ribas – Companhia de Imagens e Sons (MG)
Suplente do Conselho Federal

Mineiro de Curvelo, há mais de 20 vinte anos começou sua trajetória como produtor artístico em um programa de auditório na TV Alterosa/SBT de Minas. De lá pra cá, nunca mais parou de produzir e dirigir para as mais variadas telas. Em 2000, fundou a Companhia de Imagens e Sons – CISUP Ltda, hoje uma das mais experientes produtoras independentes do Brasil com mais de mil horas de exibição em TV aberta. Ribas produziu e dirigiu a maioria delas. Programas como a “Viação Cipó”, no ar desde 2003 pela TV Alterosa/SBT, é um dos grandes cases de coprodução regional do país. Atualmente é diretor,roteirista e produtor executivo de vários projetos para TV e Cinema com algumas coproduções internacionais como o “Express Caipirinha”. É membro da diretoria do Sindicato da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais – SINDAV e do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais – CONSEC, além de ser um dos fundadores do FÓRUM MINEIRO DO AUDIOVISUAL. É membro do colegiado no segmento “Exibição”.

 

Andre_Breitman_2DLab-Chico Ribeiro – REC Produtores (PE)
Suplente do Conselho Federal

Nascido no Recife, com formação em artes cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco, iniciou a carreira artística em 1985 como ator e produtor no teatro. A partir de 1990 trabalhou nas principais produtoras de Pernambuco produzindo e dirigindo filmes publicitários. É sócio fundador da REC Produtores Associados, empresa produtora com 21 anos de existência na produção de conteúdo audiovisual voltada para cinema e televisão e outras mídias. Atualmente além das funções na direção da REC, faz parte do Conselho Federal da BRAVI e do Conselho Audiovisual de Cultura de Pernambuco.

 

João-Roni_Ocean-FilmsJoão Roni – Ocean Films (SC)
Suplente do Conselheiro Federal

Sócio fundador da produtora Ocean Films, João Roni produziu e dirigiu centenas de filmes publicitários nacionais e internacionais; reality shows e documentários com produtoras de países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália, França, Espanha, Argentina, Chile, Japão, Índia e Noruega; e videoclipes para cantores como Rick Martin, Diana Krall e para a Banda U2. É responsável pelo núcleo de conteúdos audiovisuais da Ocean, ocupando-se do desenvolvimento de projetos para cinema, TV e novas mídias produzindo para Turner Latin América, TV Cultura, RTP (Portugal), Canal Futura, TV Globo e RBS TV. Participou da fundação da FILMBRAZIL – Associação dos produtores de publicidade voltada para atração de negócios internacionais, da ABRAFIC – Associação Brasileira de Film Commissions e do SANTACINE – Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina, que presidiu por três anos.

 

João-Roni_Ocean-FilmsLeo Sassen – Clip Produtora (RS)
Suplente do Conselheiro Federal

Produtor, diretor e diretor de fotografia de séries de TV, documentários, curtas-metragens e vídeos comerciais. Sassen é formado em publicidade e propaganda com especialização em cinema e atua no mercado desde 1996. Já trabalhou com o History Channel, Canal FUTURA, TV Unisinos, RBSTV, ESPN, TVBS (Taiwan) e TV Globo Internacional. Produziu para o History Channel, a série de TV “DE CARONA COM OS ÓVNIS” que relata os mais impressionantes casos de aparições de naves espaciais no Brasil. Durante 10 anos foi diretor e produtor do “Programa Adrenalina”, uma série de esportes de aventura e ecoturismo transmitida pelo Canal FUTURA, TV Unisinos e TV Globo Internacional. Atualmente produz e dirige a série “MERGULHANDO”, para a FISH TV. É vice-presidente da Fundacine-RS (Fundação Cinema RS), representante no FAMES (Fórum Audiovisual Minas Gerais, Espírito Santo e Sul do Brasil) e foi presidente e vice-presidente do SIAV-RS (Sindicato da Indústria do Audiovisual do Rio Grande do Sul).

 

João-Roni_Ocean-FilmsRenata Brandão – Conspiração Filmes (RJ)
Suplente do Conselheiro Federal

CEO da Conspiração, produtora independente de entretenimento que cria, produz e distribui conteúdo para todas as plataformas. A Conspiração é uma das maiores produtoras independentes de longas-metragens do país – são 36 títulos lançados -, produz mais de 100 horas de programação por ano para a TV, estando à frente de programas e séries premiadas, responsáveis por picos de audiência nos canais em que são exibidas, como Sob Pressão, 1 Contra Todos, Magnífica 70, Detetives do Prédio Azul, Superbonita e Bela Cozinha. Em 2017, Renata criou o primeiro núcleo formado apenas por mulheres dentro de uma produtora audiovisual brasileira. Hysteria é uma plataforma de produção de conteúdo e curadoria que abre um espaço exclusivo para narrativas contemporâneas tendo o olhar feminino na concepção e na realização dos projetos. Há 11 anos na Conspiração, Renata iniciou sua carreira na empresa como assistente de produção, atuou como Gerente de Planejamento, participou da criação dos núcleos de branded content e de conteúdo digital cuja direção executiva acabou assumindo anos depois. Sua carreira no mercado audiovisual teve início em Los Angeles, nas produtoras FM Rock, Hungry Man e na agência R/GA Nova Iorque, produzindo clipes de música e publicidade. É bacharel em Relações Internacionais e Comunicação Social, com especialização em “Negócios da Indústria de Cinema” na UCLA (Los Angeles), “Marketing Digital” na NYU (New York) e tem ainda MBA em “Gestão Executiva” pela Coppead/ UFRJ (Rio de Janeiro).

CONSELHO FISCAL

Membros Titulares

Luis-Antonio-Silveira_Cine-GroupLuis Antonio Silveira – A Fábrica (SP)
Conselheiro Fiscal

Físico, educador e produtor executivo, Luis Antonio Silveira é responsável pela realização de mais de 600 horas de programação de TV para canais nacionais e internacionais, tendo recebido duas indicações ao International Emmy Awards. Participou da criação do Núcleo de Televisão da Conspiração Filmes.  De 2013 à 2017 trabalhou como diretor executivo na Cine Group SP, em 2017 criou um departamento de história natural da Canal Azul, em 2018 produziu documentários “blue chip” para o Smithsonian Channel.

 

Cristiano-Seixas2Mário Nakamura – Cinerama Brasilis (RJ)
Conselheiro Fiscal

Estudou Comunicação Social na Faculdade Hélio Alonso. Trabalha na produção publicitária desde 1994. Em 2002 fundou a Cinerama Brasilis. Participou como membro da diretoria do CCRJ (Clube de Criação do Rio de Janeiro), em 1996/98. Atuou como professor do curso de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá para criação publicitária e no curso de especialização da FACHA – Advertising School. Já produziu mais de 1600 comerciais em seus 21 anos de carreira, onde atendeu a praticamente todas as grandes agências de publicidade do país. Tem em seu currículo mais de 170 prêmios na área de publicidade e cinema, foi por 3 vezes o produtor mais premiado do Rio de Janeiro pelo Prêmio Colunistas RIO em 2008, 2010 e 2012. Na área de entretenimento, produziu mais de 10 curtas-metragens. Em 2010 coproduziu o curta “Sobre Menino do Rio” de Felipe Joffily, exibido no Festival de Cannes. Foi produtor associado de “Riscado” de Gustavo Pizzi, ganhador de 5 kikitos no Festival de Gramado e melhor atriz no festival do Rio 2010 . Em 2012 foi o produtor executivo da série de documentários para o GNT – “Faixa de Areia” de Flavia Lins e Silva e Daniela Kallmann. Em 2015 produziu uma série de mini-docs para o Museu do Amanhã com Direção de Victor Lopes e coproduziu com a Set Personagens a série “Mercados” da Diretora Mariana Alvim para a TV Brasil. Atualmente faz parte da diretoria do SICAV.

 

Luis-Antonio-Silveira_Cine-GroupRodrigo Martins – Amazing Graphics do Brasil (PR)
Conselheiro Fiscal

Rodrigo Martins é natural do Rio de Janeiro, residente em Curitiba desde 1978. É produtor executivo e sócio fundador da Amazing Graphics do Brasil, estúdio de animação e pós-produção curitibano, fundado em 1996. É engenheiro de computação e economista, com especialização em Cinema e Planejamento Estratégico. É certificado em Gestão de Fundos de Venture Capital e Private Equity pela IBMEC/FINEP e em Governança Corporativa pelo IBGC (CCI – Conselho de Administração). É mestrando do programa de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da UFPR/Profnit. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do PR e é membro suplente do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual. É presidente do Sindicato da indústria Audiovisual do PR, vice-presidente da Federação das Indústrias do PR e Coordenador do Fórum Audiovisual de Minas Gerais, Espírito Santo e Sul do Brasil.

.