A ocupação do território indígena por tropas do Exército e a violência cultural sofrida pelos índios da etnia Aikewára Suruí foram retratadas no documentário “Aikewára”, exibido pela primeira vez na TV Cultura do Pará no último domingo, dia 17, dentro da faixa Cultura.DOC. Algumas cenas do longa foram rodadas nas aldeias Sororó e Itahy, localizadas no município de São Geraldo do Araguaia, na região sudeste do estado.
A peça foi produzida pela Floresta Cine Vídeo, que é associada Bravi. Em 80 minutos, os diretores Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá abordam a violência cultural sofrida pelos Aikewára em uma visão inédita sobre a Guerrilha do Araguaia. A ocupação do território, na visão dos diretores, trouxe consequências desastrosas para esse povo, como o alistamento de jovens indígenas para a guerra e a extinção de práticas culturais.
Filmado em São Geraldo do Araguaia, o processo de construção do documentário contou com a consultoria do ativista Paulo Fonteles Filho, que faleceu no último mês outubro, em Belém.