Documentário sobre Lampião, produzido pela Bucanero Filmes, estreia nesta quinta-feira

Estreia nesta quinta-feira (28) o documentário “Os Últimos Cangaceiros”, documentário de Wolney Oliveira, produzido pela Bucanero Filmes. O filme mostra a vida no cangaço através de detalhes do bando de Lampião para revelar sua arqueologia – com modos de vida, cultura, cotidiano e vestígios históricos. Para isso, Wolney lançou mão de depoimentos de Moreno e Durvinha, imagens de arquivo e gravações feitas pelo cineasta Benjamin Abrahão na década de 1930, o único a filmar o Cangaço na época de atuação do grupo.

O documentário acompanha a busca de Moreno e Durvinha por seus familiares e os encontros com as pessoas com as quais cruzaram ao longo da vida em bando.

Realizado com uma equipe totalmente cearense ao longo de cinco anos, o documentário tem 180 horas de filmagens editadas em 79 minutos. O projeto, iniciado para ser uma ficção sobre Lampião, se tornou um documentário sobre um casal de cangaceiros. A ideia de uma produzir uma ficção sobre o assunto no futura não foi abandonada pelo diretor.

“Os Últimos Cangaceiros” é fruto do interesse pelo Cangaço nutrido pelo diretor Wolney Oliveira desde os tempos em que o pai dele, cineasta Eusélio Oliveira, o levava para filmar as romarias de Juazeiro do Norte. Quando conheceu a filha de Maria Bonita e Lampião, Vera Ferreira, em um festival de cinema, Wolney a convidou para apresentar, no Cine Ceará, trechos filmados por Benjamin Abraão. As conversas com Vera na época serviram de estímulo para que ele iniciasse o projeto de uma ficção sobre o líder do Cangaço. Começaram, então, a filmar o longa ‘Lampião, governador do sertão’. O nome é resultado de uma carta que ele fez pro Governo de Pernambuco, propondo divisão dos territórios a serem governados pelos dois.

Durante as filmagens, a equipe descobriu que Moreno e Durvinha estavam vivos. Diante da novidade e do alto custo para realizar uma ficção de época, Wolney decidiu transformar seu filme em um documentário. O filme foi finalizado em 2011 com um material importante para a memória do Cangaço. Exibido em 50 festivais nacionais e internacionais, contabiliza, até agora, oito prêmios. Quatro anos após a sua finalização.

“Os Últimos Cangaceiros” entra em cartaz a partir de 28 de maio de 2015. Haverá sessão especial em Fortaleza no dia 28 de maio, às 19h30, no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, seguida de debate com o diretor Wolney Oliveira.

Veja mais em: http://bucanerofilmes.com/os-ultimos-cangaceiros

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/arqueologia-do-cangaco-1.1301474

Categorias: Notícias Notícias Dos Associados.

Notícias relacionadas