Vera Zaverucha dará cursos sobre a Ancine na BRAVI

Especialista na regulação audiovisual, consultora, professora e palestrante, Vera Zaverucha ministrará um curso sobre a Ancine na BRAVI. Em 2000, Vera integrou a equipe da Casa Civil da Presidência da República responsável pela coordenação do Grupo Executivo da Indústria Cinematográfica, constituído para propor o novo modelo institucional para o setor, que culminou na criação da Agência Nacional do Cinema. Entre 2002 e 2015 trabalhou na agência, tendo exercido inclusive o cargo de diretora. Acompanhou de perto momentos marcantes para o audiovisual brasileiro como a promulgação da Lei 12.485, em 2011, que trouxe novas regras para o setor de TV por assinatura, valorizando a produção independente nacional.

Em 2017, com o desejo de dividir o conhecimento acumulado ao longo desses anos de agência, lançou o livro “Desvendando a Ancine”, uma publicação independente com o propósito de apresentar aos profissionais do setor de uma forma bastante acessível todos os aspectos da agência, abordando diversos temas como o registro de empresas, classificação de empresas e dos agentes, prestação de contas, registro de obras e questões de fomento. “A principal dor do produtor é a burocracia. Não consigo acabar com a burocracia, mas com o livro quero que as coisas fiquem mais palatáveis para eles. Tento dar o caminho das pedras”, destaca.

Baseado em seu livro, o curso de Vera na BRAVI será dividido em dois módulos, sendo que o primeiro, de aproximadamente 12 horas, abordará temas como o registro de agentes econômicos e cadastros na Ancine, regulação sobre classificação de nível, registro das obras, incentivos fiscais, acompanhamento, prestação de contas, Lei 8685/93, a MP 2228-1 e a Lei 12485/11, além do reconhecimento das coproduções. No segundo módulo, com duração de 10 horas, serão abordados aspectos legais do FSA, sua estrutura de governança, além do Regulamento Geral do Prodav e todos editais, cada um com características distintas.

Haverá turmas no Rio de Janeiro (de 27 a 29 de junho e de 11 a 12 julho) e em São Paulo (de 4 a 6 de julho e de 18 a 19 de julho). As inscrições serão abertas na próxima quinta-feira, 1º. As vagas são limitadas (30 por edição em cada cidade) e é uma única inscrição para os dois módulos. Os  valores dos cursos serão divulgados na abertura das inscrições.

 

livro

 

Notícias relacionadas