08/02 associado BRAVI tem encontro com a EGEDA

No dia 8 de fevereiro, às 11h (Brasil)/9h (México) acontece o Encontro EGEDA Brasil/BRAVI. Uma sociedade de gestão coletiva de direitos autorais sobre obras audiovisuais, a EGEDA, através de despacho publicado no Diário Oficial no dia 21 de Julho de 2021, foi devidamente habilitada pela Secretaria Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual para o exercício da atividade de cobrança de direitos de comunicação pública e retransmissão de obras audiovisuais.

Participarão do encontro Eduardo Senna (diretor EGEDA Brasil), Raúl Vázquez (gerente geral EGEDA América Latina 4) e Adriana Castillo (coordenadora geral Platino Indústria e gerente de relações institucionais da EGEDA México). A apresentação caberá a Abraao Silvestre, diretor de Alda/MPLC Brasil 4).

O evento é gratuito e voltado a associados BRAVI. E as inscrições podem ser feitas aqui.

EGEDA Brasil

A EGEDA é uma sociedade de gestão coletiva de direitos autorais sobre obras audiovisuais. Através de despacho publicado no Diário Oficial no dia 21 de Julho de 2021, a EGEDA foi devidamente habilitada pela Secretaria Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual para o exercício da atividade de cobrança de direitos de comunicação pública e retransmissão de obras audiovisuais.

O sistema de gestão coletiva de músicas já está bastante sedimentado e de conhecimento público no Brasil, especialmente na figura do ECAD. O recém regulamentado sistema de gestão coletiva de direitos sobre obras audiovisuais tem basicamente o mesmo objetivo: cobrar pela utilização de obras audiovisuais nas modalidades de comunicação pública e retransmissão, onde o usuário não esteja remunerando diretamente autores e produtores.

Com o ato de afiliação à EGEDA, o titular de direitos pode decidir que direitos (comunicação pública / retransmissão) e em que territórios deseja que o serviço de gestão e arrecadação de tais direitos seja realizado. Através de acordos de reciprocidade com outras sociedades, o grupo EGEDA cobre toda America Latina, Estados Unidos, Europa.

Ademais da atividade de cobrança e distribuição propriamente dita, os associados da EGEDA também tem acesso ao chamado ecossistema EGEDA, que conta com os Prêmios Platino, Iberseries Platino Industria, Platino Educa, Certificação ISAN, Sociedades de Garantia Recíproca para financiamento de obras audiovisuais, Filmotech, entre outros.

Não existe nenhum tipo de cobrança ou pagamento pela afiliação e o titular pode requerer sua desfiliação a qualquer momento, caso deseje. O desejo da EGEDA é oferecer vir a somar como mais um pilar de receitas, representação e plataforma de desenvolvimento profissional e econômico para produtores e autores Brasileiros.

Categorias: Institucional Notícias.

Notícias relacionadas