Representantes do setor audiovisual se reúnem com a pré-candidata a prefeita do Rio Jandira Feghali

Entidades representantes do setor audiovisual – Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI), Associação Brasileira de Cineastas (ABRACI), Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) e o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV) – deram início ao Ciclo de Encontros com pré-candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro, nesta terça (19), em uma reunião com a Deputada Federal Jandira Feghali (PC do B), na sede da BRAVI no Rio.

Integrantes das organizações estiveram com a pré-candidata para falar sobre questões como o fortalecimento da RioFilme e da Rio Film Comission, políticas de fomento ao audiovisual carioca e soluções para facilitar os processos de filmagens para produções nacionais e internacionais na cidade.

“É uma troca com quem entende e vivencia o setor, não só na dimensão artística como na econômica, pois é uma cadeia produtiva que precisa ser fomentada, estimulada e induzida pelo poder público. Particularmente o soerguimento da RioFilme. Defendo que ela seja uma empresa de fomento, distribuição e de estímulo e criação para espaços de exibição”, disse a pré-candidata durante o encontro.

O presidente executivo da BRAVI, Mauro Garcia, falou sobre a importância da aproximação das entidades junto ao futuro governante do município.  “Colocamos o audiovisual na pauta dos pré-candidatos. Defendemos uma política da Prefeitura para o audiovisual do Rio, que passa pelo fomento à produção, distribuição e exibição”, afirmou.

Para Silvia Rabello, presidente do Sicav, o impacto do audiovisual no cenário econômico é um debate relevante. “Por causa da importância que o setor audiovisual tem para a economia da cidade, é fundamental que os pré-candidatos conheçam as demandas. Do nosso ponto de vista, este setor é estratégico para o Rio.”

Diretora da Abraci, Daniela Broitman, reforçou a ideia de que as organizações têm de se juntar para representar o audiovisual. “As entidades estão unidas. Temos mais convergências que divergências e muitas pautas em comum. Estamos representando realizadores e trouxemos a pauta sobre o conselho da RioFilme”, declarou. “Falamos também sobre a possibilidade de uma lei municipal que garanta uma verba para o audiovisual e que não fique à mercê de mudanças de gestão. Precisamos desenvolver a indústria cinematográfica. Não podemos depender de mudanças de gestões e partidos.”

Em conversa com Jandira, o representante regional da Apro, Antonio Carlos Accioly, explicou como a descentralização de órgãos do poder público para gravar na cidade tem afetado a produção local. “Estamos em uma situação complicada para o mercado do Rio. Para a produção de filmes e publicidade, há essa questão de não conseguirmos autorizações de filmagens em um lugar só e fazer peregrinação por vários setores.”

O convite para o Ciclo de Encontros foi feito a todos os pré-candidatos. Já estão confirmados Alessandro Molon (REDE), Carlos Osório (PSDB), Índio da Costa (PSD) e Marcelo Freixo (PSOL). As reuniões seguirão pelos meses de julho e agosto, na sede da BRAVI no Rio de Janeiro. A iniciativa também se estenderá aos pré-candidatos da cidade de São Paulo e possivelmente a outras capitais.

Na foto, da esquerda para a direita:

Antonio Carlos Accioly – presidente regional APRO;

Leonardo Dourado – conselheiro do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB);

Marco Altberg – conselheiro federal da BRAVI;

Daniela Broitman – diretora da ABRACI;

Jandira Feghali – deputada federal pelo PC do B

Carolina Paiva – presidente da ABRACI

Silvia Rabello – presidente do SICAV

Leo Edde – vice-presidente do SICAV

Mauro Garcia – presidente executivo da BRAVI

Mário Nakamura – conselheiro fiscal da BRAVI e integrante da diretoria do SICAV

Confira galeria de fotos

Notícias relacionadas