Longa da Cine Group resgata história do jazz dos anos 1950 e conexão com a bossa nova

Qual é a influência do jazz na música brasileira? Com estereia marcada para o do dia 22 de abril, às 22h20, no canal Curta!, o documentário “Zuza Homem de Jazz” traça um paralelo entre os dois universos por meio da história de Zuza Homem de Mello, partindo do olhar intimista do crítico musical, que é referência do jornalismo desse segmento no Brasil. Produzido pela Cine Group e com direção de Janaína Dalri, o filme revisita o passado de Zuza como musicista até os dias de hoje e expõe a paixão pela música, que resiste e se transforma ao longo do tempo.

O longa mescla depoimentos com imagens de arquivo e execuções especiais para o documentário. “Zuza Homem de Jazz” evidencia como a nossa música recebeu influência do jazz desde os anos 1920, assim como no sentido inverso, a música brasileira repercutiu na americana atingindo decisivamente o jazz.

Amante do jazz, Zuza seguiu para os Estados Unidos no final dos anos 1950 para cursar a School of Jazz em Lenox, Massachussets, e estudar na Juilliard School of Music, em Nova York.

Na School of Jazz, programa para jovens que contemplava entre seus professores alguns dos maiores músicos do jazz de então, Zuza foi aluno do contrabaixista Ray Brown. Em Nova York, além de seus estudos, o jornalista também estagiou na Atlantic Records como engenheiro de som. Durante sua estada na cidade, conviveu com o que havia de melhor nos clubes de jazz em seu esplendor, nos anos 1950. Assim, assistiu às centenas de astros como Duke Ellington, Billie Holiday, Miles Davis, Thelonious Monk, John Coltrane entre muitos outros.

No documentário, ele vai a Nova York para se reencontrar com velhos amigos do universo do jazz, como Bob Dorough (morto um ano depois das filmagens), Gary Giddins, Steve Ross, Eric Comstock, Wynton Marsalis e Maria Schneider. Com entrevistas filmadas nos EUA, Rio e São Paulo, Zuza recupera antigas histórias vividas por ele em sua trajetória profissional.

Veja o teaser neste link.

Notícias relacionadas