BRAVI participa da 8ª edição Conecta Fiction: novas oportunidades para a produção independente brasileira

Pela primeira vez a BRAVI – Brasil Audiovisual Independente esteve no Conecta Fiction em Toledo, Espanha, representada por seu presidente executivo Mauro Garcia.

O evento, que em 2024 aconteceu entre 18 e 21 de junho, é realizado pela e conduzido com maestria por Geraldine Gonard e equipe. A programação contou com painéis excelentes sobre temas atuais, reuniões de negócios, sessões de pitch e cerimônia de premiação.

Esta também foi a primeira vez que uma grande delegação de produtores independentes de diferentes regiões do Brasil participou das atividades do evento, a convite da organização em sua homenagem ao duo lusófono Portugal e Brasil, cada qual representando um lado do Atlântico.

“Chamou a atenção que nossa diversidade se parece com a diversidade europeia, e mais ainda na Península Ibérica. A região de Castilla-La Mancha, onde fica Toledo, traz em sua formação a presença de genealogia cultural de diferentes povos que habitaram a Espanha na Idade Média”, disse Mauro.

Outro ponto destacado pelo presidente executivo da BRAVI foi a presença das plataformas de streaming na Europa, e as Film Comissions, “especialmente na Espanha, com uma diversidade também de conteúdos, agora já se parecendo muito com a TV aberta”. Mauro aponta para a diversidade e frequência de formatos – programas semanais, na linha dos realities e novelas, “tudo sendo experimentado ao mesmo tempo”, completa.

As principais plataformas de streaming dividiram palco com produtoras internacionais e brasileiras. Na premiação dos classificados dos pitchings o Brasil também marcou presença: dois prêmios foram para a coprodução da produtora brasileira UltraVioleta, representada em Toledo pelo produtor executivo Luis Antonio Silveira, com a portuguesa Volf, em um projeto baseado em fatos reais,“Gisberta”.

Mauro apresentou a BRAVI e um panorama de atualidades do setor audiovisual no Brasil, incluindo mecanismos e incentivos no país para a coprodução internacional e atração de filmagens, no painel “Focus Brazil” ao lado do Vice-Presidente Executivo da TV Cultura Eneas e do advogado e sócio do Escritório CQSFV, José Mauricio Fittipaldi, com a moderação de Rachel do Valle, diretora de programa do Projeto Paradiso.

BRAVI agradece ao Conecta Fiction por essa nova experiência para o audiovisual.

Categorias: Institucional Notícias.

Notícias relacionadas