Atelier Cultural

A Atelier Cultural é uma empresa que presta serviços, elabora e produz produtos e ações voltadas para a educação, cultura e cidadania. Desde 1998 no mercado nacional e internacional, a Atelier Cultural se destaca, não somente como proponente, mas também como parceira de instituições públicas e privadas na realização de projetos, atuando nos seguintes segmentos da CULTURA e EDUCAÇÃO.

Atelier Cultural é uma empresa especializada em trilhas sonoras.

Atualmente como presidente da Musimagem Brasil e diretor de projetos da Orquestra Petrobras Sinfônica, Marcos Souza, diretor da Atelier Cultural, realiza diversos concertos no Brasil e exterior, além de coordenar o Prêmio Chico Mário de Violão, no Brasil, Buenos Aires e Amsterdam, e também o Festival Musimagem (desde 2015). https://festival.musimagembrasil.com/

Os Festivais de Filmes Brasileiros, eventos, projetos e produção musical para cinema também fazem parte da expertise da Atelier Cultural, atuando na curadoria, exibição, produção e composição de trilhas sonoras, com projetos realizados no País e no exterior. No Brasil, produziu, com a produtora No Ar Comunicação (RJ), o documentário “3 três irmãos de Sangue”, sobre a vida e a obra do cartunista Henfil, do sociólogo e idealizador da “Campanha Contra a Fome” Betinho e do músico Francisco Mário.

Na Europa, produziu o Festival de Cinema Brasileiro Novocine; o Festival de Cinema de Música Brasileira no Festival de Jazz de Madrid, atuando na curadoria dos filmes; o Festival Visual 2008, sendo responsável pela curadoria; o evento de estreia do filme “Tropa de Elite” na Espanha; e, na Holanda, a Atelier Cultural realizou a consultoria para o Festival Beeld voor Beeld.

No currículo, acumula a criação e produção de mais de 20 trilhas sonoras para teatro e cinema, entre elas “Chico Mário – a Melodia da Liberdade” e “Ibiúna” (Silvio Tendler); “Henfil”, “Lá e Cá”, “Alcione – o samba é primo do jazz” e a série “Quantos Cabem?” (Documenta Filmes); “Abdias Nascimento” e “Expedito” (Aída Marques); Brilhante (Conceição Senna); “Angel Vianna – voando com os pés no chão” e “Iluminados” (Cristina Leal); “Evandro Teixeira – Instantâneos da Realidade” (Paulo Fontenelle).

Além disso, as Exposições de Artes Visuais também fazem parte história da Atelier, ocupando espaços como a Casa de Cultura Laura Alvin, envolvendo obras de artistas como Ziraldo, Henfil, Fortuna e Nani, além da exposição sobre Francisco Mário – 50 anos no Oi Futuro.

Rua Bom Pastor 481/606 - Bloco 2 CEP: 20521060 Rio de Janeiro/RJ Contato: (21) 98277-4683 (Marcos Souza)