Após circular por escolas públicas do Distrito Federal e participar do festival pernambucano Animage, a série brasiliense “O Mundo de Lírio” chega ao Recife para duas exibições especiais em um dos cinemas de rua mais antigos do país, o Cinema São Luiz. As sessões acontecem nos domingos 9 e 16 de novembro, às 11h, e apresentam um total de 12 episódios da série, sendo seis em cada sessão, completando 40 minutos de exibição. Voltada ao público infantil, a animação convida as crianças a mergulharem em um universo de fantasia, música e aprendizado sobre a natureza, tendo como protagonista Lírio, um menino negro de cinco anos que aprende com as árvores sobre o ciclo da vida e o poder da transformação.
A oportunidade surgiu ainda durante o festival Animage, em outubro, quando a série foi exibida no próprio Cinema São Luiz. A partir da curadoria do festival, a equipe de programação do cinema convidou a produção para integrar essas duas sessões da programação infantil, que realiza sessões regulares aos fins de semana voltadas às crianças e à formação de novos públicos.
As exibições no Recife marcam uma nova etapa na trajetória da série, que tem direção e criação da mato-grossense Amanda Fernandes numa coprodução entre Brasil e Chile através das produtoras Akwa Creative Lab e GVG Producciones, respectivamente. A produção conta também com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Neoenergia Brasília, Instituto Neoenergia e da Secretaria de Estado e Economia Criativa do Distrito Federal.
DESDOBRAMENTOS DA SÉRIE
“O universo de Lírio” também se expande para além da série, com desdobramentos que incluem o lançamento de dois álbuns musicais, sendo um de canções de ninar para crianças de 0 a 4 anos, e outro com as músicas da série, voltado ao público de 4 a 7 anos; além da estreia de três novos episódios no YouTube em breve.
A obra acabou de ser exibida no festival pernambucano Animage, um dos maiores festivais de animação do Brasil. Em 2026, a produção fará sua estreia internacional, representando o Brasil na 25ª MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, em março, e no 9º Festival de Animação de Abidjan, na Costa do Marfim, em abril.












