Mais abrangente, RioContentMarket consolida-se como maior evento audiovisual da América Latina

Do saguão do Windsor Barra Hotel até a porta de entrada das sete salas de conferência, o RioContentMarket 2015 cresceu em número e peso, consolidando-se como evento-chave do calendário audiovisual do Brasil e do exterior. Ao longo de três dias, de 25 a 27 de fevereiro, mais de 3.500 visitantes, 275 palestrantes nacionais e internacionais, produtores, diretores e empresários do setor buscaram parcerias e discussões relevantes para entender e mergulhar no audiovisual do país. O evento também somou 860 reuniões de negócios e teve a presença de mais de 78 canais nacionais e internacionais de televisão e plataformas on line de distribuição de conteúdo audiovisual como YouTube – que inclusive foi um dos principais apoiadores do evento. Além disso, foram 131 encontros promovidos pela BRAVI com delegações estrangeiras e associações parceiras do segmento audiovisual.

 

“O sucesso do RioContentMarket é resultado da combinação de políticas públicas favoráveis e da participação da iniciativa privada, avaliou o presidente da BRAVI, Marco Altberg, ao final do evento. Temos no horizonte mais desafios na consolidação da produção audiovisual brasileira, no intuito de melhorar a rentabilidade  do setor e atualizar o ambiente regulatório, buscando sua consolidação. Mas quando vemos que há fila até para ocupar o sofá do Lobby do hotel com o intuito de se fazer negócios, é sinal de que o evento cumpriu o seu papel.” A BRAVI – Associação Brasileira dos Produtores Independentes de TV é a entidade criadora e realizadora do evento, que foi promovido e organizado pela Fagga | GL events Exhibitions, com a curadoria da Esmeralda Produções.

 

A participação internacional foi mais uma vez indelével. Foram 36 países visitantes, além de seis delegações: Reino Unido, Canadá, Argentina, África do Sul, França e Itália. Na grade de conferências, discussões e painéis um dos maiores destaques foi a participação do diretor M. Night Shyamalan, que apresentou em première mundial sua estreia da série de TV “Wayward Pines”. Outra estrela do encontro, mediado pelo jornalista André Barcinski, foi o diretor Cary Fukunaga, da aclamada “True Detective”.

 

Durante o evento, importantes órgãos governamentais também mostraram que o fomento ao conteúdo audiovisual faz parte da gestão pública. Prova disso foi a presença de entidades como a RioFilme, parceira desde a primeira edição, a recém-fundada Spcine, a Ancine, representada pelo seu presidente Manoel Rangel, e o Ministro da Cultura, Juca Ferreira.

“Esta edição do RioContentMarket deu grande atenção à identificação de conteúdos originais e discussão de formatos, por isso trouxemos a publisher Liz Calder, os  diretores Cary Fukunaga e M. Night Shyamalan, cujas obras se originaram de adaptações de livros,  e os cinco painéis de formatos com  TV Globo, FremantleMedia, LionsGate, Avi Armosa e os formatos israelenses com Dori Media Group (DMG) e Keshet International,” avalia a curadora do evento, Carla Esmeralda.

 

Mais números do evento

 

Fazia forte calor nas dependências externas do Hotel Windsor Barra. Não foi à toa que, durante o RioContentMarket 2015 foram consumidos 1.500 picolés do canal Curta!, mais de 3 mil bolas de sorvete da Record e 4 mil cocos oferecidos pelo SBT.  Ao mesmo tempo, o ânimo para networking, troca de contatos e realizações de negócios foram energizadas pelas 4.320 cápsulas de café expresso do BNDES, além dos 425 litros de água e mais 594 litros de café oferecidos pelo evento.

 

Homenagens valorizam cultura audiovisual do país

 

Em 2015, a obra de Maurício de Sousa, que faz 80 anos, completou meio século de existência e a efeméride não foi esquecida pelo maior encontro audiovisual da América Latina. O RioContentMarket recebeu o criador da Turma da Mônica e da MSP durante abertura oficial do evento. Os 50 anos da TV Globo também foram lembrados na solenidade de abertura e em painéis como o Prime Time TV Globo, com autores celebrados como Glória Perez e o ator Tony Ramos.

 

Em 2016, o RioContentMarket acontecerá de 8 a 11 de março e em 2017 de 7 a 10 de março.

Notícias relacionadas