O deputado federal Alessandro Molon (Rede) participou do segundo dia do Ciclo de Encontros com Pré-candidatos à Prefeitura do Rio e representantes de entidades do setor audiovisual – na tarde desta quarta (27), na sede da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI), no Rio.
Na conversa, representantes da BRAVI, Associação Brasileira de Cineastas (ABRACI), Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) e Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV) falaram com Molon sobre a relação da produção audiovisual e a economia do município e também sobre a questão do orçamento de instituições como a RioFilme, que tem influência direta no desenvolvimento desse mercado.
“O futuro do Rio passa pela economia criativa. Nela, um setor fundamental é o audiovisual, que tem um papel estratégico para o desenvolvimento da cidade, geração de emprego, renda, divulgação da cidade para o Brasil e para o exterior, um papel decisivo em vários aspectos”, analisou o pré-candidato.
Molon afirmou que o encontro com profissionais do audiovisual foi produtivo. “Aprendi com os representantes do setor e recebi sugestões que serão incorporadas ao nosso programa de governo, como por exemplo a importância de uma Rio Film Comission mais estruturada e que centralize as autorizações para que se filme na cidade. E também a importância estratégica da RioFilme para que tenha força para fomentar o desenvolvimento do audiovisual e tenha um orçamento à altura das suas necessidades”, declarou.
O conselheiro da BRAVI Rodrigo Guimarães ressaltou que o pré-candidato a prefeito se mostrou aberto a debater temas importantes. “Foi positivo ver o compromisso dele com a economia criativa do Rio e querer estruturar a RioFilme para torna-la um órgão independente, com mais política de estado e menos de governo”, disse.
Representante da APRO, Renata Brandão avalia que as entidades do audiovisual precisam estar próximas dos futuros prefeitos da cidade. “É importante, pois assim podemos apresentar nossas demandas para que eles incluam em seus planos de campanha e governo. Ele foi atencioso e interessado no que falamos.”
Na foto, da esquerda para a direita:
Leonardo Dourado – conselheiro do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB)
Silvia Rabello – presidente do SICAV
Alessandro Molon – deputado federal pela Rede
Rodrigo Guimarães – conselheiro fiscal da BRAVI
Mauro Garcia – presidente executivo da BRAVI
Mário Nakamura – conselheiro fiscal da BRAVI e integrante da diretoria do SICAV