Animação brasileira é destaque em festival na França

Um longa-metragem nacional participa da mostra competitiva do Festival de Annecy, na França. “O Menino e o Mundo”, dirigido por Alê Abreu, representa o Brasil nesta competição, a mais importante da animação internacional. A indicação do filme ao prêmio confirma a boa fase da produção brasileira de animação. No ano passado, foi um longa-metragem nacional, “Uma História de Amor e Fúria”, da Gullane Filmes, que venceu a disputa.

 

O filme tem distribuição da Elo Company, associada à BRAVI.  A distribuidora vai ao evento com a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI) que, por meio de seu programa de exportação de conteúdo Brazilian TV Producers (BTVP) realizado em parceria com a Apex-Brasil, irá participar com delegação do MIFA (Marché International du Film d’Animation) – mercado que será realizado de 11 a 13 de junho, dentro da programação do Festival de Animação de Annecy.

 

O evento acontece no mesmo ano em que a BRAVI e o BTVP completam, respectivamente, 15 e 10 anos. Com a missão de fortalecer a produção independente brasileira – e proporcionar conexões e intercâmbios internacionais é um dos caminhos para isso – o BTVP terá pelo segundo ano consecutivo um estande próprio no Mifa. Além da Elo Company, as empresas brasileiras que participarão do mercado esse ano são a Boulevard Filmes, Disco Voador, Umana e a Valu Animation Studios.  A Ancine apoia a participação das empresas no Mifa por meio do Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais. As produtoras buscam no mercado compradores e parceiros para coprodução. O “”Menino e o Mundo”, por exemplo, já tem vendas confirmadas para todos os países da América Latina e mais de 10 territórios na Europa.

 

Na agenda dos produtores está previsto o encontro Focus América do Sul, na quinta-feira, 12, das 10h às 11h30. O Focus, articulado pelo BTVP e pela CinemaChile, reunirá produtores brasileiros e chilenos, Cada delegação envolvida apresentará os mecanismos de coprodução em seu país.

 

O Mifa tem cerca de 2 mil participantes, 460 expositores, 340 distribuidores e buyers de 70 países diferentes, sendo responsável por diversos negócios no segmento audiovisual de animação.

Tags: