Anunciado na França lançamento da Rede Brasileira de Film Commissions (REBRAFIC)

Foi ​anunciado no mercado internacional o lançamento da Rede Brasileira de Film Commissions (REBRAFIC), uma associação de film commission sem fins lucrativos. Seus objetivos são: assegurar um nível alto padronizado de apoio aos produtores nacionais e internacionais, promover todas as regiões do Brasil como locações privilegiadas para produções nacionais e internacionais e organizar e disponibilizar informações de film commissions de todas as regiões do país.

Os associados da REBRAFIC incluem nove film commissions existentes, legalmente constituídas, bem como 16 outros em processo de formação em 14 estados e no Distrito Federal. O Conselho Consultivo de REBRAFIC inclui representantes das principais entidades de produção de conteúdo audiovisual no Brasil: Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV (BRAVI), Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV), Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), Associação Brasileira de Produtores de Obras Audiovisuais (APRO), Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul (Fundacine) e Cinema do Brasil. A sede nacional da REBRAFIC está no Rio de Janeiro. A assessoria jurídica é feita pelo escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados.

REBRAFIC já faz parte da AFCI (Associação Internacional de Film Commissions). Kevin Clark, diretor executivo da AFCI, e Steve Solot, diretor executivo da REBRAFIC, anunciaram um novo acordo base para a troca recíproca de recursos e benefícios entre as organizações. O acordo foi firmado no estande do Cinema do Brasil​, o Programa de Exportação da Indústria de Cinema Brasileiro,​ ​durante o Marché du Film, no Festival de Cannes. Estiveram presentes o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, o presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do estado de São Paulo (SIAESP), André Sturm e a presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, Silva Rabello.

​Serão mais de 300 film commissions representando seis continentes, dedicada a atender ao cinema, televisão, comerciais, indústria digital e de mídia interativa fornecendo produtos e serviços essenciais para a facilitação da atividade de produção cinematográfica e televisiva.

As film commissions, estabelecidas por cidades, condados, estados, províncias e governos federais, são, geralmente, operadas e fundadas por várias órgãos do governo, tais como o gabinete do governador, o gabinete do prefeito, o conselho de supervisores do condado, câmaras de comércio, Convention e Visitors bureaus, comissões de viagens e departamentos de negócios e de desenvolvimento econômico, bem como organizações sem fins lucrativos. Sua responsabilidade principal é atrair a produção cinematográfica e de vídeo para sua região para aumentar os benefícios locais de contratação de equipes e talentos, aluguel de equipamento local, usando quartos de hotel, aluguel de carros, serviços de restauração, ou qualquer quantidade de produtos e serviços fornecidos no local.

​Saiba mais: http://bravi.tv/latc-lanca-guia-para-film-commissions-e-rebrafic-em-encontro-no-escritorio-da-abpitv/

 

Categorias: Institucional Notícias Política Audiovisual.

Notícias relacionadas