Marca foi desenvolvida com base em pesquisas e análises e é a nova estratégia de posicionamento do Brasil para o mercado internacional sob o ponto de vista de negócios
O gerente executivo de Marketing da Apex-Brasil, Fábio Galvão, apresentou na tarde desta quarta-feira, 12, no RioContentMarket, a marca-país Brasil Beyond, que representa uma nova estratégia de posicionamento do Brasil para o mercado internacional sob o ponto de vista de negócios. “O trabalho foi iniciado há dois anos. Queríamos revistar como estava o posicionamento do Brasil no mercado internacional”, explica Galvão. A pesquisa, conduzida pela Millward Brown em 16 mercados, trouxe um resultado já esperado: o Brasil ainda é reconhecido como o país do futebol e do carnaval, mas há pouco reconhecimento da qualidade de seus produtos e serviços.
Com base na pesquisa e análise das estratégias de marca de nação de outros países, a Apex chegou a um conceito que não desfizesse a percepção do que tem de bom e já é reconhecido e que também se adaptasse aos diversos setores econômicos que apoia. “O objetivo é inspirar para ajudar a reforçar aquilo que o país já tem de bom e resolver falhas de percepção de imagem”, conta o gerente executivo de marketing da Apex, lembrando que a construção dessa marca precisava ter significados tanto para o público externo quanto para o público interno.
A marca Brasil Beyond está baseada na premissa de que o Brasil é um país criativo e determinado, com entrega de qualidade e sustentável. Os pilares de criação da marca foram as palavras criativo, determinado, qualidade e sustentável. Segundo Galvão, a Apex já começou o trabalho de implantação da marca Brasil Beyond, junto às atividades setorias que apoia e nos mais de mil eventos que a associação realiza por ano.