O longa metragem de animação “As Aventuras de Fujiwara Manchester – O Filme” foi o único longa brasileiro selecionado pelo Anima Mundi para a disputada categoria Longas em Competição.
Os outros selecionados foram “The Breadwinner”, de Nora Twomey, produção do Canadá, Irlanda e Luxemburgo, e “Wall”, de Cam Christiansen, também do Canadá.
O longa brasileiro, produção da UM Filmes em coprodução com a Buba Filmes, foi finalizado em fevereiro de 2018 e produzido por Arnaldo Galvão. No filme, Fujiwara, um piloto intergaláctico do século XXIII precisa resgatar um poderoso artefato, que pode destruir a humanidade, cobiçado por um poderoso vilão e pelo governo.
O longa é dirigido por Alê Camargo e contou com a arte de Andrew Probert, responsável pelo design do DeLorean, do filme “De volta para o futuro” e das naves da franquia “Star Trek”. O projeto tem distribuição internacional da All Right que começou apresentando no Festival de Cannes e vai levar também para o MIFA, no Festival de Annecy. O longa ainda não tem data de exibição no Brasil.