O MICA – Mercado das Indústrias Criativas da Argentina teve seu encerramento ontem, em Buenos Aires, Argentina. Esta edição, que teve o Brasil como país homenageado e convidado de honra, contou com uma extensa programação de apresentações, painéis, shows, rodadas de negócios e eventos de networking dedicados a todas as indústrias culturais.
Estiveram presentes a Ministra da Cultura Margareth Menezes e a Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, e uma substancial delegação brasileira de artistas e empresários do setor criativo. Representando o audiovisual, tivemos Keyti Souza (APAN), Cíntia Bittar (API), Mauro Garcia (BRAVI) e Maurício Xavier (CONNE), bem como Paola Vieira, da ABRACI.
Ontem as quatro associações citadas participaram de uma mesa com representantes de associações e entidades públicas do audiovisual argentino das províncias de Buenos Aires, Córdoba, Jujuy, Mendoza, Misiones, Patagônia, Salta, Santa Fé, além da Cidade Autônoma de Buenos Aires, do Ventana Sur e da APIMA – Associação de Produtores Independentes de Mídias Audiovisuais. As entidades argentinas apresentaram o setor audiovisual do seu país e a atuação de cada uma, bem como programas de incentivo e atração de produções. Do lado brasileiro, foram apresentados números da indústria audiovisual, formas de se coproduzir com o Brasil, tipos de financiamento de produções audiovisuais e formas de colaboração bilateral, além do perfil de cada entidade e um panorama geral da indústria audiovisual brasileira em toda sua diversidade de profissionais, linguagens, gêneros e formatos.
No sábado também foi assinada uma declaração conjunta de ações bilaterais Brasil – Argentina, com presença da Ministra da Cultura Margareth Menezes e o Ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, de forma a fortalecer ainda mais os laços culturais e as perspectivas de colaboração em negócios entre os dois países.