BRAVI comemora aprovação no Senado de acordos de cooperação internacional para produção audiovisual

O Senado Federal aprovou na última quinta-feira, 24, os projetos de decreto legislativo de dois acordos internacionais de cooperação e coprodução audiovisual, além do protocolo de emenda ao convênio de integração cinematográfica ibero-americana. O PDS nº 40/2016 ratifica o texto do acordo firmado, em 2012, entre o governo brasileiro e o Governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Já o PDS nº 38/2016 aprova o texto do acordo com o Governo do Estado de Israel, assinado em 2009. O Protocolo de Emenda ao Convênio de Integração Cinematográfica Ibero-Americana foi celebrado em Córdoba (Espanha), em 2007.

Segundo a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), essa é uma importante vitória para o setor, pois possibilita que o país tenha maior competitividade no mercado global, especialmente naqueles de língua inglesa. As coproduções com o Reino Unido, por exemplo, possibilitarão às empresas brasileiras competirem nos EUA, as produções britânicas obtêm sucesso significativo, com negócios gerados em torno de £2 bilhões.

A BRAVI acompanha as tratativas para esses acordos desde 2008, tendo mantido diálogo constante com a PACT-UK (Producers Alliance for Cinema and Television, que representa produtores independentes no Reino Unido), que inclusive organiza há cinco anos a presença da delegação oficial britânica no RioContentMarket – o mais importante evento para negócios do setor audiovisual, que acontece anualmente no Rio de Janeiro.]

Saiba mais: Agência Senado

Tags:

Notícias relacionadas