Representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizaram na quarta (21), a III Reunião da Coordenação Executiva do Programa CPLP Audiovisual, na sede da CPLP, em Lisboa. No encontro estavam diretora-geral da CPLP, Georgina Benrós de Mello, o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, Alfredo Bertini, a presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) de Portugal, Filomena Serras Pereira, o presidente executivo da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), Mauro Garcia, entre outras autoridades e representantes.
De acordo com nota publicada no site da CPLP (leia aqui), a presidente do Conselho Diretivo do ICA encara “com muito otimismo este programa” e fez um balanço “com resultados muito positivos”. O Programa CPLP Audiovisual abrange três linhas de ação, em que atualmente destaca-se o programa ‘Nossa Língua’, exibido nas emissoras públicas dos nove Estados membros. “Durante a construção da segunda etapa esperamos avançar além das fronteiras dos nove Estados membros, demonstrando aquilo que entendemos ser a essência e o fundamental neste momento, ou seja, a força e a dimensão econômica do segmento audiovisual, para esses países e para a economia mundial”, disse Bertini.
“O projeto CPLP audiovisual proporcionou já em sua primeira fase resultados muito positivos na formação de uma rede audiovisual nos países-membros e a plataforma inicial da construção de um mercado audiovisual de língua portuguesa que pode ser uma grande novidade no cenário internacional. As conclusões do Grupo Executivo confirmaram esse sentido”, observou Garcia.
O Programa CPLP Audiovisual é resultado das recomendações do Conselho de Ministros da Cultura da CPLP, financiado pelo Fundo Especial da CPLP e gerido por uma coordenação executiva formada pela Secretaria Executiva da CPLP, Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal (ICA) e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, além de uma Unidade Técnica de Gerenciamento Executivo liderada pela BRAVI, responsável pela gestão dos processos operacionais e ações de capacitação junto aos pólos nacionais da rede CPLP Audiovisual, presente em nove países até o momento. A unidade técnica de execução do programa CPLP é coordenada por Mario Borgneth, que também esteve presente ao encontro.
Confira aqui mais fotos da III Reunião.
Clique e confira também o vídeo – declarações à imprensa.