Faleceu nesta terça-feira (22/07) Zita Carvalhosa, produtora de cinema, curadora e uma das grandes referências do setor audiovisual no Brasil. Fundadora do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – o Curta Kinoforum, criado em 1990 -, Zita enfrentava uma batalha contra o câncer.
Nascida em São Paulo, em 1960, formou-se em cinema pela Universidade Paris III, na França. Desde 1983, esteve à frente da produtora Superfilmes, responsável por obras premiadas de realizadores como Cao Hamburger, Eliane Caffé e José Roberto Torero. Também produziu séries para televisão, entre elas “O Povo Brasileiro”, dirigida por Isa Ferraz, vencedora do Grande Prêmio de Cinema Brasil em 2001.
Entre 1988 e 1995, atuou como curadora do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), período em que criou um programa voltado à difusão do curta-metragem, impulsionado pela então vigente Lei do Curta – que obrigava as salas de cinema a exibirem curtas nacionais antes dos longas estrangeiros.
Zita presidia a Associação Cultural Kinoforum, criada em 1995, responsável pelo Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e por ações de formação audiovisual em comunidades da Grande São Paulo, além de manter um valioso banco de dados sobre curtas-metragens e festivais.
A BRAVI presta sua homenagem a Zita Carvalhosa, cuja trajetória deixa uma marca indelével no audiovisual brasileiro, e se solidariza com seus familiares, amigos e toda a comunidade neste momento de perda.
