O Brazilian Content, programa que desde 2004 se dedica à internacionalização da produção audiovisual brasileira independente, marca presença pela primeira vez no European Film Market – EFM, evento que faz parte da seção de mercado Berlinale Pro, da Berlinale. Este ano o evento acontece entre os dias 12 e 18 de fevereiro em Berlim, Alemanha.
O European Film Market (EFM) é um dos principais pontos de encontro da indústria audiovisual global, um mercado ágil para a negociação de conteúdo que também se tornou uma plataforma para inovação e mudança, recebendo cerca de 10.000 representantes anualmente – principalmente produtores, compradores e agentes de vendas, distribuidores e financiadores.
A delegação Brazilian Content reúne profissionais de diferentes segmentos da indústria, incluindo produtoras, distribuidoras e prestadoras de serviços de pós-produção, dos mais diversos gêneros, formatos de produção e portes, que buscam oportunidades de coprodução internacional, licenciamento de conteúdo, prestação de serviços e articulação institucional, fortalecendo trocas regionais e ampliando a circulação da produção brasileira.
As empresas que compõem a delegação Brazilian Content são: Amaia, Aqueles Filmes, Barry Company, Biônica Filmes, Boutique Filmes, Descoloniza Filmes, Dezenove Som e Imagens, DGT Filmes, Druzina Content, Filmes Sem Sapato, FJ Productions, Grifa Filmes, Gullane, LB Content, Mangue Filmes e Abraços, Movie&Art, Movioca, Pinguim Content, Sato Company, Tananã Filmes, The End Post e Vericéia Filmes.
Programa NextFrame fortalece presença do audiovisual paulistano
A participação brasileira no EFM também marca o sétimo evento da agenda do NextFrame São Paulo, programa que integra o Programa de Intercâmbio de Formação e Mercados Internacionais da Spcine, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB/MinC), Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Prefeitura de São Paulo, e executado pelo ICAB.
O NextFrame leva ao evento 13 profissionais paulistanos selecionados a partir de chamada pública. A delegação é composta por 6 mulheres e 7 homens, incluindo 3 profissionais PcD, 1 indígena e 1 negro, reforçando o compromisso do programa em internacionalizar talentos que expressam a diversidade do audiovisual paulistano e brasileiro, alinhado às diretrizes do PNAB e da Spcine.
Como sempre, o Brazilian Content disponibiliza um catálogo digital com informações detalhadas das empresas participantes e seus projetos, facilitando o contato com o mercado internacional e ampliando oportunidades de negócios. O catálogo está disponível aqui.
Sobre o NextFrame São Paulo
NextFrame São Paulo é uma iniciativa inédita que promove a participação de 180 profissionais paulistanos em 12 eventos internacionais ao longo de 2025 e 2026. Realizado pelo ICAB em parceria com o Brazilian Content e com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, realizada pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo e a Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo – Spcine, o programa estimula coproduções, prestação de serviços, licenciamentos e atração de investimentos, reforçando a presença do audiovisual paulistano no mercado global, oferecendo, conforme o perfil de cada evento, apoio logístico ou apoio financeiro. Como forma de garantir a equidade e diversidade na formação das delegações apoiadas pelo programa, ao menos 25% (vinte e cinco por cento) do total de vagas serão destinadas a pessoas negras; 10% (dez por cento) para pessoas indígenas; 5% (cinco por cento) de pessoas com necessidades especiais; e 5% (cinco por cento) para pessoas trans.












