Brazilian Content integra comitiva brasileira no Beijing International Film Festival em Pequim, China

A 14ª edição do Festival Internacional de Cinema de Pequim teve o Brasil como país homenageado, com a estreia de quatro longas brasileiros

No marco da celebração dos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China, uma comitiva chefiada pelo Ministério da Cultura (MinC) com apoio da Embaixada do Brasil em Pequim esteve na cidade chinesa para promover o setor audiovisual brasileiro e celebrar acordos bilaterais entre os dois países. Participaram da comitiva o secretário-executivo adjunto da Pasta, Cassius Rosa, a diretora de Preservação e Difusão Audiovisual, Daniela Fernandes, e o coordenador geral da Secretaria do Audiovisual do MinC, André Virgens. 

Uma das principais agendas foi a Brazil Film Week, realizada dentro da 14ª edição do Festival Internacional de Cinema de Pequim (Beijing International Film Festival), que teve o Brasil como convidado de honra, com a estreia de quatro longas nacionais: “Marte Um”, da Filmes de Plástico, representado pelo produtor Maurílio Martins; o documentário “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, produzido e representado por Felipe Lopes, diretor da distribuidora Vitrine Filmes; “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, e a animação “Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, representados por Gabriela Tocchio, produtora executiva da Gullane.

A comitiva e os longas brasileiros inéditos na China foram recebidos pelo público local com sessões lotadas e grande participação nas conversas Q&A realizadas após os filmes. “A presença dos nossos filmes [no Festival de Beijing] destaca a importância estratégica do mercado chinês para a indústria cinematográfica no mundo e o interesse do público pelos nossos conteúdos. E celebrar os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países, tendo o Brasil como convidado oficial, ressalta o valor dessa missão na construção de políticas de mercado voltadas para a internacionalização do audiovisual brasileiro”, aponta Gabriela. Felipe Lopes, da Vitrine, complementa: “Participar da missão brasileira no Festival Internacional de Cinema de Pequim foi uma experiência única. A Vitrine sempre buscou a difusão do cinema brasileiro, mas foi a primeira vez no mercado chinês. É promissora a possibilidade de prospectar novos públicos e ampliar os negócios, levando nossos filmes para todo o mundo. Que seja o início de uma articulação contínua e que consigamos dar continuidade a esta importante ação cultural e econômica que se iniciou.”

A comitiva contou também com a participação de Nelson Sato, presidente da distribuidora Sato Company, que completa: “Integrar o seleto grupo de empresas convidadas à missão China pela SAv/MinC, representando nosso mercado, além de uma honra, foi de um enorme aprendizado. Conhecer o mecanismo e funcionamento deste gigantesco mercado, com mais de 86.000 telas de cinema, com crescimento de 4.000 telas por ano, planos de 50 anos…. Realmente incrível e gratificante aprendizado!” Ana Key Kapaz, coordenadora internacional do Brazilian Content, acompanhou a delegação brasileira nesta missão, cuja agenda incluiu também a participação no Film Forum Industry e a assinatura de memorando de entendimento entre o Festival do Rio e o Festival Internacional de Cinema de Pequim. “É impressionante ver de perto o interesse do público de Pequim por conteúdo brasileiro – tivemos a estreia de um documentário, uma animação e dois dramas fortemente relacionados à história e cultura do Brasil, e todas as sessões lotadas e alta receptividade por parte do público. O acordo de coprodução bilateral Brasil-China será uma ferramenta fundamental para dar continuidade às iniciativas do Brazilian Content na aproximação com este que é um dos mercados-alvo do convênio”, diz Ana Key.

O Brazilian Content tem prevista para 2025 uma missão prospectiva à China, dentro do convênio celebrado pelo programa com a ApexBrasil. Acompanhe as ações do Brazilian Content no site e nas redes sociais (linktr.ee/braziliancontent). Os próximos eventos do calendário BrC, em junho, incluem o Rio2C, o Festival de Annecy/MIFA e o Sunny Side of the Doc.

Categorias: Brazilian Content Eventos Internacionais.