A BRAVI – Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Televisão – estará presente no 27º FIPA – Festival Internacional de Programas Audiovisuais, que acontece de 21 a 25 de janeiro em Biarritz, na França. A ação acontece por meio do Brazilian TV Producers (BTVP), parceria da BRAVI com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC).
Durante o festival, no dia 24, Rachel do Valle, gerente do Brazilian TV Producers, participará do painel “A Situação do Audiovisual no Brasil e as Possibilidades de Coprodução”. Dividem a mesa com ela, Vera Zaverucha, diretora da Ancine, e André Mermelstein, diretor editorial da revista Tela Viva. Daniela Carpelato, produtora e roteirista de documentários como Do Outro Lado do Rio (2004), Viva Volta (2005) e da série Caminhos (2012) será a mediadora. A Ancine apoia no Festival a participação de produtores, roteiristas e diretores que foram convidados para o FIPA, e participam da competição.
A agenda inclui também um coquetel a ser oferecido pelo Brazilian TV Producers no dia 23. Em oito anos de projeto, o BTVP já promoveu mais de 90 ações em diferentes países, como Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, entre outros, que resultaram em aproximadamente 7.000 reuniões de negócios. Criado em 1987, o FIPA tem como principal foco é prestigiar criações inovadoras, que optam por seguir caminhos não convencionais. A França é um dos mercados-alvo do programa Brazilian TV Producers, definidos após análises realizadas com a Unidade de Inteligência da Apex-Brasil.