Carlos Osório participa do Ciclo de Encontros com Candidatos à Prefeitura do Rio com representantes do audiovisual

Deputado estadual pelo PSDB e candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Carlos Osório participou na manhã desta quarta (31) do Ciclo de Encontros com Candidatos à Prefeitura do Rio,  realizado pela Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), Associação Brasileira de Cineastas (ABRACI), Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) e o  Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV).

A consolidação de uma indústria audiovisual carioca foi o tema condutor do encontro. “O audiovisual é uma das grandes vocações do Rio de Janeiro. Vivemos um momento de crise e dificuldade econômica e entendo que a saída da crise é apostar nas suas vocações. E o audiovisual está no centro”, disse Osório.

O deputado, que trabalhou com audiovisual em emissoras de TV nacionais e internacionais e na produção de documentários, declarou ainda que o setor está em seu plano de governo. “Não podemos criar dificuldades para a realização de produções nas ruas do Rio, o melhor cenário que temos no mundo. Planejamos desburocratizar as autorizações, não vamos perder nenhum filme internacional.

Conselheiro do SICAV, Carlos Moletta reforçou que os representantes do setor têm de estar em contato direto com as autoridades para que as demandas do audiovisual sejam atendidas. “Queremos mostrar nossos desejos de melhorias. O audiovisual perdeu importância na agenda da Prefeitura. Além disso, a questão da desregulamentação do setor (na esfera municipal) é importante”, analisou.

Representante da ABRACI, Rose La Creta destacou a relevância do fomento. “O cinema brasileiro precisa de apoio, com editais da Prefeitura, via RioFilme, para que outro clico do cinema seja gestado no Rio. Precisamos do impulso que a RioFilme sempre nos deu para a continuidade ao estímulo à produção e distribuição”, observou. 

Leonardo Dourado, representante da BRAVI e do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), complementou um comentário de Carlos Osório sobre a relação distrital que o prefeito tem com a Câmara Municipal e os vereadores. “Se o próximo prefeito tiver clareza sobre o audiovisual como setor estratégico poderá, com a base parlamentar, criar leis que não deixem mais o audiovisual suscetível às mudanças no executivo.”

Notícias relacionadas