Uma boa notícia para o mercado audiovisual do Ceará: será lançado nesta terça-feira (9) o Ceará Filmes – Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual, da Arte e Cultura Digital. O programa tem seis eixos-base de atuação – Produção, Distribuição, Exibição, Formação, Rede Institucional e Legislação – e um objetivo em mente: organizar toda a política audiovisual do estado.
Para Wolney Oliveira, da Bucanero Filmes e representante estadual da BRAVI no Ceará, o lançamento do programa é a concretização de um pleito de quase seis anos, que agora se viabiliza na gestão do Governador Camilo Santana. “A sensibilidade do Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, em entender o audiovisual como linguagem estratégica para o desenvolvimento econômico do estado foi decisiva para criar a primeira experiência nesse sentido fora do eixo Rio-São Paulo”, explica Wolney.
Relembrando a trajetória até aqui, o representante estadual da BRAVI conta que há seis anos alguns protagonistas do audiovisual do Ceará decidiram se mobilizar para contribuir com a ADECE – Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará na criação de políticas públicas capazes de estimular o crescimento do setor no estado. Nascia aí a Câmara Setorial do Audiovisual, composta por representantes de entidades locais, universidades e outros atores, que hoje comemora a conquista da criação do Ceará Filmes. “A iniciativa tem também uma papel preponderante da Ancine”.
O anúncio da criação do programa foi feito na última semana pelo secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piuba, durante o Seminário de Desenvolvimento Regional do Audiovisual ‘Brasil de Todos os Sotaques’, realizado no Rio de Janeiro.