Foram divulgados pela ANCINE os números da Chamada Pública FSA/BRDE – Coprodução Internacional Cinema 2023. A iniciativa, que visa financiar projetos de longa-metragem em ficção, animação e documentário por produtoras brasileiras em coprodução internacional, atraiu a coparticipação de 47 territórios diferentes. Encabeçam a lista em número de propostas em coprodução Portugal, França, Argentina, Uruguai e Alemanha.
Com 476 projetos inscritos, sendo 332 com participação majoritária brasileira e 144 com empresas estrangeiras como parceiras majoritárias, serão investidos R$ 220 milhões, um valor inédito na história do FSA.
Os resultados das inscrições serão divulgados ainda neste semestre. A Comissão de Seleção, mista, é composta por servidores da agência ligada ao Ministério da Cultura e por profissionais do setor.
Dentre as ações recentes da agência, especialmente no âmbito do G20, a ANCINE apresentou o Painel Interativo de Coproduções Internacionais, uma ferramenta digital de dados que inclui as 489 coproduções internacionais certificadas desde 2002.
Entre as funcionalidades, destacam-se a consulta de dados sobre a localização das produtoras, classificação das obras, tipo e características das produções audiovisuais, além das fontes de financiamento e o segmento inicial previsto para exibição. Confira já no site da ANCINE ou acesse o link https://www.gov.br/ancine/pt-br/oca/Paineis%20Interativos/painel-de-coproducoes-internacionais.