Sílvia Prado, é sócia fundadora da Cinema Animadores, produtora audiovisual independente no formato ‘boutique’ e que conta com uma estrutura enxuta e baseada em parcerias.
Este talvez seja o segredo da produtora executiva para alcançar a maioridade realizando animações e “live action” em diversas técnicas, estilos e linguagens desde que iniciou suas atividades em 1998 trabalhando apenas com publicidade.
Sílvia, associada BRAVI e da diretoria do Siaesp tem uma trajetória invejável ao longo destes 18 anos e cita alguns trabalhos realizados nos primeiros anos da empresa como o clipe do Ed Motta, comercial do “Bond Boca” para Cepacol, lançamento do Renault Kangoo, além de diversos trabalhos em animação clássica para clientes como Nestlé, Kellogg’s, Banco do Brasil, McDonald’s, Hypercard e Arroz Tio João entre outros.
O trabalho da produtora foi evoluindo da publicidade onde se relacionava com agências de propaganda para algumas aberturas de programas que a aproximou das emissoras de TV como o “Super Nany” – SBT, “Programa Culinária” – Rede Vida e abertura da série “Te Quiero America” – TV Globo.
A partir de 2004, após uma pós graduação em “Film & TV Bussines” na FGV foi se especializando na produção executiva focada na criação, viabilização e produção de conteúdo para TV, cinema e outras plataformas na forma de entretenimento, clipes, curtas, documentários e séries.
A tecnologia permitiu a ampliação da animação em projetos educativos como o “Projeto Montar”, 9 episódios de 3 minutos para crianças em idade pré-escolar e o “Turma da Criança Ecológica” para a Secretaria do Meio Ambiente com curta-metragem em animação, games interativos para internet e uma série de programetes para TV veiculados na TV Cultura e Nickelodeon.
Produziu também a série para Internet e coleção de DVDs “Receitas de Sucesso UNIÃO”, e “Português Passo a Passo” com o Professor Pasquale.
Desde 2009 a Cinema Animadores tem acordo operacional com a produtora Conteúdos Diversos do publicitário Sérgio Lopes e juntos co-produziram a série Sapo Xulé para a RedeTV e diversas plataformas.
Nessa época, trouxeram para o Brasil Jesse Cleverly, ex-diretor de co-produção e aquisição de conteúdo da BBC Children, chefe de desenvolvimento da unidade de inovação da BBC para uma série de workshops de transmídia storytelling na TV Cultura, MIS\SP e TV Globo-Projac.
Sílvia tem atuado ativamente na produção executiva de documentários que fazem diferença na vida das pessoas como o “Mulheres de Peito – falando abertamente sobre câncer de mama” (GNT e TV Cultura), “Todos com Todos” (inclusão escolar) e “Pode Entrar que a Casa é Nossa” sobre moradia assistida, ambos na TV Cultura.
Agora inicia a pré produção do “Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente” em parceria com o Banco de Alimentos.
Começou 2016 fazendo a produção executiva do telefilme “A Felicidade de Margô” – com roteiro desenvolvido a partir de crônica assinada pelo médico e escritor Dr. Dráuzio Varella e publicada no jornal A Folha de São Paulo em janeiro de 2015.
O projeto foi vencedor do edital FICTV, no âmbito do Programa Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Audiovisual no Polo do Brasil e terá exibição simultânea nos 9 países da comunidade.
A série transmídia “Zica e os Camaleões” com os parceiros Sergio Lopes e Ari Nicolosi para TV Brasil, TV Cultura e Nickelodeon América Latina deve estrear a 2ª temporada em breve.
Sílvia ressalta: “Esta série tem um histórico de produção incrível: foi um dos vencedores do 1º AnimaTV; participou de sessão especial no ANIMA MUNDI; seu piloto foi eleito “Melhor Animação” da 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, na categoria “Acima de 12 anos”. Foi um dos 10 selecionados para o 1º LabTransmídia – RioContentMarket e um dos 3 vencedores do 12º FICI – na categoria “Teen”.Também foi um dos 3 finalistas do “Meus Prêmios Nick 2015”. Convidado especial paea a mostra ANIMATE; participou do Festival TELAS – 1º Festival Internacional de Televisão de São Paulo, foi premio especial do jurí no Interactuar, braço transmídia do Festival Ventana Sur – Buenos Aires, parceria com o Cannes Marché. O “Case Zica” foi ainda selecionado para o MEDIAMORFOSIS e contemplado no Programa de Apoio a Vendas de Obras Audiovisuais – MipCom 2015 com apresentação de pocket show no Stand ABPITV em Cannes”.
Silvia informa ainda que com seus parceiros aprovou e já está captando para a peça de teatro da Zica pela Lei Rouanet e um longa metragem pelos Artigos 3º A e 1º A da Lei do Audiovisual e encerra perguntado: -“É ou não é para ficar animada?
Fonte: Revista Live Marketing