O documentário “Zaatari – Memórias do Labirinto”, coprodução da Grifa Filmes e da NÓS, será exibido nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, às 19h30, no CineSesc (Rua Augusta, 2075, São Paulo). A exibição é organizada pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) como parte da mostra em torno do Dia Mundial do Refugiado e será seguida de debate sobre o assunto.
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes da sessão.
Filmado na Jordânia, o documentário é inédito no cinema e na TV brasileiros. Tem como tema Zaatari, o maior campo de refugiados da Guerra da Síria, localizado no deserto de Mafraq, na fronteira da Síria com a Jordânia, desde 2012. O filme recebeu elogios da crítica especializada internacional e deve estrear em breve nos cinemas e nos canais Globo News e Canal Brasil.
“Zaatari – Memórias do Labirinto” é uma coprodução internacional Grifa Filmes e NÓS, com Gebrueder Beetz Filmproduktion, Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil, e os canais ZDF/Arte, da Alemanha. A direção é de Paschoal Samora, o argumento é de Ana Cláudia Streva e Ricardo Vargas, e a produção executiva é de Fernando Dias, Mauricio Dias, Christian Beetz e Ana Cláudia Streva.
Após a exibição, haverá um bate-papo do qual vão participar Paschoal Samora, Ana Cláudia Streva, Fernando Dias e um representante do ACNUR. Também participará um dos três refugiados retratados no curta-metragem “Em Refúgio – Um Documentário sobre Possibilidades”, que conta a trajetória deles na cidade de São Paulo – o filme será lançado e exibido na abertura do encontro.
Assista ao trailer de “Zaatari – Memórias do Labirinto” neste link.