O BTVP, programa de exportação realizado pela BRAVI em parceria com a Apex-Brasil, seguirá para o MIFA, mercado do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França. O evento acontece de 17 a 19 de junho e a delegação brasileira é formada por sete empresas: Carmela Conteúdos, Elo Company, Ghost Jack Entertaiment, Glaz Cinema, Split Studios, Um Filmes e Valu Animations. Neste ano, o curta-metragem “Guida”, dirigido por Rosana Urbes e distribuído pela associada Elo Company, está em competição junto com produções de países como Grécia, Estônia, Alemanha, Suíça, Canadá, Dinamarca, Rússia, França, Bélgica e Itália.
Nos dois anos anteriores, o Brasil foi o país que recebeu o principal prêmio do Festival. Em 2014, o longa-metragem “O Menino e o Mundo”, dirigido por Alê Abreu e também distribuído pela Elo Company, ganhou o prêmio máximo do júri e do público. No ano anterior, o longa-metragem “Uma História de Amor e Fúria”, da Gullane, também associada do BTVP, levou o prêmio. Nesse ano, o Brasil ainda será representado no pitching de séries, com a animação pré-escolar “Lullina e a Lua”, de Marcus Vasconcelos, e na competição de obras publicitárias com o projeto feito para a D&AD “Wish you were here?”, dirigido por Mateus de Paula Santos e LoïcDubois, da produtora Lobo.
“O Brazilian TV Producers consolidou a presença no Mifa nos últimos três anos. E apesar de ser um mercado realizado durante um festival de cinema, a indústria de televisão mundial participa fortemente em busca de obras para aquisição e coprodução. As séries de animação brasileiras estão entre os conteúdos mais exportados das nossas empresas e, por isso, a presença no evento tem ganhado mais relevância ano após ano”, diz Rachel do Valle, gerente do BTVP.