A série “1968 – O Despertar” (1968- The Wakening) é o projeto vencedor do pitching de história que aconteceu nesta quinta, dia 23 de junho, no Sunny Side of the Doc, um dos mais importantes eventos internacionais na área de documentários, na França. A defesa do projeto, para um júri especializado, foi feita pelas equipes da produtora alemã GebruederBeetzFilmproduktion, representada por Christian Beetz, e da Grifa Filmes, representada pelo sócio e produtor executivo Fernando Dias.
A produção de dois episódios venceu o prêmio “Sonuma Archives Award”, que dará o acesso a arquivos de imagens históricos na Europa para serem utilizados no projeto. A série está prevista para estrear em maio de 2018, mesmo ano e mês em que o início da revolução cultural e política de 1968 completa 50 anos. Considerado um dos eventos históricos mais discutidos do século 20, a revolução de 68 tem reflexos ainda nos comportamentos dos dias de hoje.
“1968 – O Despertar” é uma coprodução internacional liderada pela produtora alemã GebruederBeetzFilmproduktion e pela Grifa Filmes, empresa associada BRAVI. A direção da série é do alemão SteffanStrandberg. A produtora norueguesa Oya Films AS, a produtora francesa Artline Films, o canal franco-alemão Arte e o Canal Curta! também participam do projeto.
A Grifa Filmes foi a Sunny Side of the Doc com a delegação de produtores brasileiros organizada anualmente pelo BTVP.