Na próxima terça-feira, 24, The Cleaners concorre ao Emmy Awards, considerado o Oscar da TV americana. O documentário da Grifa Filmes foi produzido por meio de recursos do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) e ANCINE para o canal Play TV. A direção é da dupla de alemães Moritz Riesewieck e Hans Block, com produção executiva de Fernando Dias e Mauricio Dias, da Grifa Filmes, e Christian Beetz, da produtora Gebrueder BeetzFilmproduktion.
The Cleaners ainda integrou a lista de pré-indicados para concorrer ao Oscar na categoria de documentários em 2019 e conquistou o prêmio “Prix Europe” de Melhor Documentário Europeu, em 2018, e de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Moscou.
Filmado na Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Filipinas, Indonésia e Turquia, é um documentário investigativo sobre os “limpadores” das redes sociais e traz depoimentos de ex- executivos de empresas como Facebook, Twitter e Google, de defensores da liberdade de expressão e de pesquisadores, que comprovam como os conteúdos das redes sociais afetam todo o mundo.