A Ocean Films, associada da BRAVI, coproduziu com a SetCom – Set de Comunicação, o documentário “Feito Torto para Ficar Direito”. O filme é um registro dos mestres carpinteiros navais vivos espalhados pelo país e o lançamento está marcado para o dia 18 de abril, às 19 horas, durante a Volvo Ocean Race, no auditório principal da Vila da Regata, com a presença do navegador Amyr Klink. A Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes patrocina o documentário.
“Feito Torto para Ficar Direito” tem duração de 52 minutos e foi produzido nos meses de junho e julho de 2013, em viagens pelo Litoral brasileiro. Bhig Villas Bôas, diretor do documentário, explica que o documentário é um resgate da arte de construir embarcações. “O filme contribui para documentar o que pode estar em vias de extinção. Convida, também, navegadores, estudiosos e entusiastas a relatarem a paixão pela arte da navegação tradicional, pela confecção de modelos náuticos e pelo oceano de possibilidades que o tema é capaz de trazer”, resume o cineasta. Ana Paula Mendes e João Roni, sócio e produtor da Ocean Films, também encabeçam a produção do documentário.
Para Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo da Portonave, apoiar ações como esta é fundamental para a cultura e preservação histórica. “As embarcações fazem parte da história da região, desde as fabricações de madeira e aço até o momento atual, em que o setor de construção naval e os portos movimentam parte importante da economia local”, ressalta Castilho.
O documentário nasceu de uma pesquisa realizada por Dalmo Vieira Filho ao longo de mais de 20 anos, que deu origem ao Projeto Barcos do Brasil e ao livro Embarcações Brasileiras, editado pelo IPHAN. Alguns exemplares da coleção Alves Câmara do Século XXI, composta de modelos de embarcações regionais brasileiras em miniatura, estarão expostas no Espaço da Sustentabilidade da Volvo, junto com uma exposição de fotos feitas durante a produção do documentário.