“Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil” (The Space In Between – Marina Abramović and Brazil), documentário da Casa Redonda, associada BRAVI, dirigido por Marco Del Fiol terá première mundial no SXSW 2016– South By Southwest. Realizado, em Austin, no Texas, de 11 a 20 de março, o evento reúne filmes, música e tecnologia.
O filme será exibido na mostra “Documentary Feature Competition”, sendo o único título não americano entre os 10 selecionados para a categoria. Neste ano, 1013 documentários foram inscritos no festival.
Inteiramente captado e produzido no país entre 2012 e 2015, “Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil” é mais um fruto da parceria da artista sérvia com a produtora Casa Redonda, que também assinou a produção da exposição Terra Comunal – Marina Abramović + MAI. Realizada no ano passado no Sesc Pompeia, em São Paulo, foi eleita a melhor exposição de 2015 na cidade pelo jornal Folha de São Paulo.
O filme apresenta Abramović em uma jornada pelo Brasil em busca do que ela chama de “pessoas e locais de poder” e das conexões entre arte e espiritualidade. Mix de road movie e thriller espiritual, ele revela a pesquisa da artista sobre rituais sagrados e comunidades espirituais, em meio à exuberância da natureza brasileira.
A equipe de filmagem percorreu mais de seis mil quilômetros pelo país, acompanhando Abramović pelas experiências de cura e cirurgias realizadas pelo médium João de Deus, em Abadiânia (GO), em cerimônias e incorporações do Vale do Amanhecer, no Distrito Federal, na força do sincretismo religioso de Salvador, rituais de ayahuasca na Chapada Diamantina (BA) e em processos xamânicos em Curitiba (PR).
O filme conta com a produção associada da Flagcx, direção de fotografia de Cauê Ito, montagem de Marco Korodi e Marco Del Fiol e primorosa trilha sonora original da dupla mineira O Grivo. A produção é das irmãs Jasmin e Minom Pinho, sócias da Casa Redonda. Com distribuição da Elo Company, também associada BRAVI, e codistribuição da Spcine, o documentário chega em maio às salas de cinema do país.
O documentário participou de um pitching no Sunny Side of the Doc em 2014. Tanto a produtora, Casa Redonda, quanto a distribuidora, Elo Company, integravam a delegação do programa de exportação da BRAVI, o Brazilian TV Producers (BTVP), no evento.